AMCG e Itaipu debatem ações em prol do desenvolvimento sustentável
Núcleo de Cooperação Socioambiental reuniu representantes de municípios dos Campos Gerais, organizações cooperativas, empresas, movimentos sociais e universidades nesta semana
Publicado: 07/02/2025, 18:44
![Reunião realizada no Campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Ponta Grossa](https://cdn.arede.info/img/cover/550000/1000x500/WhatsApp-Image-2025-02-07-at-184038_00558341_0_202502071844.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.arede.info%2Fimg%2Fcover%2F550000%2FWhatsApp-Image-2025-02-07-at-184038_00558341_0_202502071844.jpg%3Fxid%3D1943169%26resize%3D1000%252C500%26t%3D1738968951&xid=1943169)
A equipe da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) esteve presente nesta semana em mais um encontro do Núcleo de Cooperação Socioambiental, desenvolvido pela Itaipu Binacional e pela Itaipu Parquetec. A reunião realizada no Campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Ponta Grossa, reuniu representantes de municípios, instituições de ensino, movimentos sociais, organizações cooperativas, governos municipais e empresas.
Os Núcleos de Cooperação Socioambiental estão em consonância com as políticas do Governo Federal para promover a sustentabilidade, o desenvolvimento territorial e fortalecer a conexão entre a comunidade e o programa ‘Itaipu Mais que Energia’. Os núcleos são espaços de diálogo que tem como objetivo enfrentar coletivamente os desafios socioambientais de cada território, promovendo a governança participativa.
A presidente da AMCG e prefeita de Imbaú, Dayane Sovinski, destaca a importância da ação liderada pela Itaipu para os Campos Gerais. “Por meio da elaboração de novas estratégias voltadas à sustentabilidade e também da promoção do diálogo entre os municípios, a Itaipu estimula ainda mais o desenvolvimento não só na nossa região, mas também em todo o Estado. São temáticas extremamente atuais e necessárias. Enquanto Associação, é preciso participar e fornecer o apoio necessário para que as ações também se tornem concretas. É uma parceria que consideramos fundamental para as nossas cidades”, destacou.
PLANEJAMENTO - A diretora administrativa da AMCG, Katiane Pires, detalhou algumas das ações debatidas no evento. “Destaco a relevância do nosso encontro, onde tivemos discussões extremamente produtivas sobre as demandas dos Campos Gerais, como, por exemplo, geração de emprego e renda; e também a preocupação em torno da degradação da água. São pilares fundamentais para o crescimento econômico de nossos municípios e a preservação desse recurso vital para todos”, lembrou.
Katiane ainda explica que o encontro representou um momento de troca de ideias, alinhamento de estratégias e fortalecimento do compromisso com o desenvolvimento regional sustentável. “Reforço a importância da parceria com a Itaipu Binacional, que tem sido uma grande aliada na implementação de ações sustentáveis em nossa região. A colaboração entre instituições é essencial para que possamos desenvolver projetos eficazes e duradouros, que tragam benefícios concretos para a população. Convido as demais prefeituras e entidades da nossa região para que participem do núcleo com o compromisso em transformar essas ideias em ações concretas para o bem de nossa região”, concluiu.
GALERIA DE FOTOS
ENTENDA - Por meio dos Núcleos de Cooperação Socioambiental do Paraná e do Sul do Mato Grosso do Sul, a ideia é realizar um diagnóstico dos desafios locais; propostas de soluções; fortalecimento das redes comunitárias; ações de intervenções e discussão sobre iniciativas de educação ambiental. No momento, cerca de mil instituições participam do projeto. Durante este ano haverá oficinas, webinars, seminários, atrações culturais para a comunidade em geral, além dos encontros de formação e planejamento do próprio núcleo.
O diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, destacou a importância da iniciativa. "Os Núcleos são fundamentais para integrar as entidades locais e fomentar ações diretas de intervenção nas comunidades. Precisamos unir esforços e experiências para enfrentar desafios como as mudanças climáticas e a desigualdade social, promovendo uma verdadeira transformação em nossos territórios", afirmou.
Com informações da assessoria de imprensa.