Prudentópolis institui núcleos de segurança de infecção hospitalar
Iniciativa visa prevenir infecções hospitalares e garantir qualidade no atendimento em unidades de saúde do município
Publicado: 05/09/2024, 17:34
O prefeito de Prudentópolis, Osnei Stadler, assinou quatro decretos instituindo núcleos de segurança do paciente (NSPs) e comissões de controle de infecção hospitalar (CCIHs) no Centro de Exames e Especialidades Municipal, na Clínica de Fisioterapia Municipal e no Laboratório Municipal de Prudentópolis.
Os NSPs são responsáveis por promover a segurança dos pacientes, identificando e prevenindo riscos, enquanto as CCIHs são responsáveis por controlar e prevenir infecções hospitalares. As equipes dos NSPs e CCIHs são compostas por profissionais de saúde, como enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos e auxiliares de enfermagem.
Os decretos entram em vigor na data de sua publicação, e as equipes dos NSPs e CCIHs já iniciaram os trabalhos para garantir a segurança dos pacientes e prevenir infecções hospitalares. A criação dos núcleos de segurança do paciente e comissões de controle de infecção hospitalar é uma medida importante para garantir a qualidade da assistência à saúde prestada, conforme o documento.
INVESTIMENTO - De acordo com informações obtidas pela equipe do Portal aRede e do Jornal da Manhã, a previsão é de que até o final de 2024 os investimentos cheguem a aproximadamente R$ 41 milhões na área da Saúde. Dentre as melhorias previstas, destaca-se a ampliação da capacidade de atendimento, com a implantação de dez leitos de UTI na cidade e a contratação de 50 novos profissionais de saúde, reforçando o corpo técnico e assistencial.
Com informações de Diário Oficial.