PG receberá apoio do Governo Federal no combate à fome | aRede
PUBLICIDADE

PG receberá apoio do Governo Federal no combate à fome

Medida visa apoiar as cozinhas solidárias e diminuir o consumo de ultraprocessados por crianças e adolescentes

A portaria também estabelece metas para o monitoramento dos resultados após 12 e 24 meses
A portaria também estabelece metas para o monitoramento dos resultados após 12 e 24 meses -

Heryvelton Martins

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A cidade de Ponta Grossa foi selecionada como uma das 59 prioritárias para participar do programa 'Alimenta Cidades', de acordo com uma portaria do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. O objetivo desse programa, anunciado pelo Governo Federal, é desenvolver estratégias para combater a fome no município através da implementação da Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades.

Agora, cabe ao município manifestar interesse em participar da iniciativa e elaborar planos de ação para ampliar o acesso, a disponibilidade e o consumo de alimentos saudáveis para a população em situação de vulnerabilidade. É importante destacar que o Governo Federal se comprometeu em fornecer apoio técnico e institucional às cidades durante as etapas de planejamento, implementação e monitoramento das ações.

A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (sem partido), conversou com a equipe do Portal aRede e destacou ser provável a adesão do município ao programa do Governo Federal. "O município criou uma Câmara Municipal Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional, composta por pastas como assistência social, abastecimento, saúde, educação e segurança pública, que trata da política de segurança alimentar no município em todas as áreas. Desta forma, a demanda sobre a adesão ao 'Alimenta Cidades' deverá ser deliberada por essa Câmara ainda esta semana", afirmou a prefeita.

RESULTADOS - A portaria também estabelece metas para o monitoramento dos resultados após 12 e 24 meses da adesão dos municípios à estratégia de segurança alimentar e nutricional. É importante lembrar que o Brasil fornecerá suporte técnico para todos os municípios participantes que até dezembro de 2026 para dar início aos atos, que foram selecionados com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o documento obtido pela equipe do Portal aRede e Jornal da Manhã, o objetivo do projeto é fortalecer as cozinhas solidárias, diminuir o consumo de ultraprocessados por crianças e adolescentes e desenvolver ações de educação alimentar nas escolas de todos os municípios participantes. Além disso, busca-se ampliar a oferta de refeições saudáveis, reduzir o desperdício de comida e incentivar a utilização de resíduos como insumo.

PARANÁ - Além de Ponta Grossa, outras quatro cidades foram selecionadas para fazerem parte da iniciativa, sendo elas Curitiba, Maringá, Londrina e São José dos Pinhais. A justificativa para essa seleção é que foram escolhidas apenas as cidades com mais de 300 mil habitantes e com altos índices de pessoas em situação de rua.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE