Parque de Castro se destaca como ponto de apoio para turistas | aRede
PUBLICIDADE

Parque de Castro se destaca como ponto de apoio para turistas

Com pontos de energia nas voltagens 110 e 220 volts, fontes de água potável, local para descarte e área de convivência com sombra, o local tem 10 vagas

O fato de a sede da Guarda Municipal ficar no mesmo parque ainda contribui com a segurança dos turistas
O fato de a sede da Guarda Municipal ficar no mesmo parque ainda contribui com a segurança dos turistas -

Publicado por Heryvelton Martins

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O espaço preparado especialmente para receber turistas e caravanistas, no Parque Municipal Prefeito Dr Ronie Cardoso (Parque Lacustre), entrou em 2024 no segundo ano e já é citado como referência por usuários, que encontram segurança e comodidade, e sentem-se acolhidos no local.

Com pontos de energia nas voltagens 110 e 220 volts, fontes de água potável, local para descarte e área de convivência com sombra, o local tem 10 vagas (5 x 10m) para RVs (veículos recreativos ou recreational vehicle). Ao chegar, o turista deve fazer cadastro online por meio do QR code, disponível nas placas de estacionamento de cada uma das vagas. Além de link para cadastro, a navegação ainda disponibiliza informações úteis e relacionadas ao turismo no município. São dados sobre pontos turísticos, horários de funcionamento e opções de lazer em geral.

O local foi planejado para oferecer facilidades aos visitantes, estando no mesmo parque onde ficam carros de food truck, e a cerca de 500 metros de distância de estabelecimentos comerciais como mercados, lojas, restaurantes, bares e oficinas mecânicas. O fato de a sede da Guarda Municipal ficar no mesmo parque ainda contribui com a segurança dos turistas, e, o espaço também aceita a permanência de animais de estimação.

O espaço foi inaugurado em dezembro de 2022. Até em janeiro deste ano, o sistema já havia registrado 122 cadastros de caravanistas e um total de 249 pessoas cadastradas. Os meses de maior movimento foram os de abril e setembro de 2023. Para a secretária de Cultura, Indústria, Comércio e Turismo, Gisele Coradassi, não por acaso o espaço se tornou referência entre os turistas que passam pela região. "Castro é considerado pelos caravanistas em trânsito pela região, o melhor ponto de apoio ao caravanismo, considerando a estrutura oferecida aos viajantes. Isso possibilita a adesão de mais pessoas, fomentando o turismo e o comércio local", ressaltou.

Entre os muitos turistas que passaram pelo local e que aprovaram as instalações está o catarinense Jonathan Schefer, que veio da cidade de Joinville. Conforme relatou o visitante, ele e a esposa estiveram em Castro por duas vezes. Na primeira vez, em 2022, o ponto de apoio ainda não estava concluído, mas, em 2023 quando retornaram, já tiveram a oportunidade de pernoitar no espaço e de usar a estrutura disponibilizada. “Da primeira vez já gostei bastante e depois retornamos, pois sabíamos desse excelente ponto de apoio. Tem tudo o que nós viajantes de motorhome precisamos, e mais, esse ponto fica em um lindo e estratégico lugar, perto de tudo”, destacou.

Como a experiência de estar em Castro foi positiva para Jonathan e sua esposa, eles pretendem voltar. “Amamos a cidade de Castro. Nas duas vezes em que estivemos fomos muito bem recebidos por todos em geral, fomos na loja de chocolates, na igreja, nos museus, no Morro do Cristo, nos supermercados, na Guarda Municipal. Adoramos pedalar na cidade, em especial no Parque Lacustre e desde o início, fomos muito bem recebidos pelo Juliano [diretor da superintendência de Turismo do município], pessoa muito atenciosa e querida. Sempre elogiamos Castro e sempre iremos voltar, temos boas recordações”.

O turista contribuiu também com dicas, que segundo ele podem tornar a receptividade à turistas ainda melhor no município. “Tem viajantes que vem pra cá de carro, de moto ou de bicicleta e que precisam pernoitar na cidade, e precisam de banheiros, que poderiam ser disponibilizados no local”, finalizou.

CADASTRO - O ponto de apoio para veículos de recreação (RVs) localizado no Parque Lacustre foi projetado para proporcionar lazer e qualidade de vida aos turistas que visitam o município. Para permanecer no local e desfrutar das facilidades ofertadas pelo programa de apoio a turistas, os visitantes podem se cadastrar, como mencionado, por meio de QR codes, disponíveis nas placas de estacionamento exclusivas para RVs.

Para fazer o cadastro basta apontar a câmera do celular para o QR code e acessar o @vejacastro, perfil do Instagram da Secretaria de Cultura, Indústria, Comércio e Turismo. Rolando a tela é possível encontrar o link para cadastro ‘cadastro – ponto de apoio à caravanistas – Castro PR’, onde é necessário preencher dados como placas e modelo do veículo, nome do responsável, se está acompanhado, dados de contato, número de CPF, endereço e datas de chegada e de previsão para saída. No perfil também estão disponíveis informações úteis e de apoio ao turista e que incentivam o turismo no município.

Com informações de assessoria.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE