Secretaria de Educação de Castro conclui formação de líderes | aRede
PUBLICIDADE

Secretaria de Educação de Castro conclui formação de líderes

A formação concluída pelos diretores e equipe técnica da Secretaria teve duração de dois anos; objetivo é ajudar a cada um se desenvolver como gestor para contribuir estrategicamente com o crescimento da escola onde trabalha

A formação concluída pelos diretores e equipe técnica da Secretaria teve duração de dois anos
A formação concluída pelos diretores e equipe técnica da Secretaria teve duração de dois anos -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Secretaria Municipal de Educação de Castro recebeu a mobilizadora do Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação, Stella Lobo, para reunião de governança e encontro com as lideranças da rede, na última terça-feira (21). 

Pela manhã o encontro da mobilizadora foi com a secretária municipal de Educação, Rejane, Nocera, superintendente de educação da Secretaria, Sueli Verdile Carneiro de Souza e com o prefeito, Álvaro Telles. Ao longo da tarde diretores e equipe técnica, inscritos no Programa de Formação de Lideranças Educacionais e a secretária, se reuniram novamente com Stella Lobo.

Essa visita de Desenvolvimento de Rede serviu para a celebração das conquistas da rede no Programa de Formação; para incorporar práticas e valores aprendidos no Programa através da estruturação de estratégia de seleção, formação e apoio aos gestores; reafirmação do compromisso para com as metas do plano de implementação (perenidade, conforme diretrizes); e para demais alinhamentos.

Mas, além da parte estratégica das reuniões, teve também momento especial para o compartilhamento de experiências e de transformações vivenciadas por algumas das profissionais inscritas no Programa de Formação. Luciana Soares de Meira, por exemplo, que é diretora da Escola Professora Relindis Bornmann Capilé contou o quanto participar da formação a ensinou novas ferramentas de gestão, e que o aprendizado a ajudou a ver temas como a equidade, sob nova perspectiva.

“À medida que fui avançando na formação, fui me envolvendo mais com as atividades e percebendo mudanças, até que um dia acordei outra pessoa. Notei que já estava conseguindo colocar em prática os ensinamentos, que já estava tendo mais segurança para conversar com a equipe e que estava realizando a escuta ativa. Também percebi que a equidade, que antes eu não via dessa forma, é um tema de extrema importância e que está relacionado a tudo o que acontece na escola. Esses e outros aprendizados fizeram muita diferença na minha vida, foi uma verdadeira transformação na pessoa que eu sou, além disso, me senti valorizada e isso me fez amar ainda mais o meu trabalho”, destacou.

Equidade foi justamente um dos principais temas da formação. É o que explica a superintendente de educação, Sueli. “Podemos dizer que o curso inteiro veio ao encontro das equipes técnicas, e a equidade, como um dos pontos principais, nos ensinou como o olhar para esse tema impacta a educação que levamos para nossas crianças”, ressaltou.

Como articuladora da formação, Sueli teve a missão de acompanhar o desenvolvimento dos demais participantes e auxiliar em cada etapa. “Hoje, a partir das apresentações, percebi que o curso mudou a forma como olhamos para a função da liderança educacional. Aprendemos, por exemplo, novas formas de identificar se o aluno de fato está aprendendo, e se não está, o porquê. Aprendemos também como podemos fazer para que todos aprendam, afinal esse é o objetivo maior da Secretaria Municipal de Educação”, explicou a superintendente.

FORMAÇÃO - Conforme explicou a secretária de Educação Rejane Nocera, a formação concluída pelos diretores e equipe técnica da Secretaria teve duração de dois anos, e o objetivo de ajudar a cada um se desenvolver como gestor para contribuir estrategicamente com o crescimento da escola onde trabalha.

Entre os aprendizados citados por Rejane está a equidade, e ferramentas de gestão voltadas para o planejamento, planos de ação e estratégias diversas. “Recebemos muitas dicas de ações, respeitando a especificidade de cada escola, tudo para garantir a aprendizagem de todas as crianças”, destacou.

A secretária contou ainda que de todo Estado, apenas Castro e Ponta Grossa participaram da formação, realizada pelo Centro Lemann. “São 49 municípios do Brasil e apenas dois do Paraná. Durante o curso tivemos a oportunidade de encontrar outras lideranças, de outras cidades inscritas no Programa, esse intercâmbio com outras redes nos ensinou muito. Para nós foi uma experiência única termos sido escolhidos”, finalizou a secretária.

Das Assessorias

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE