Mobiliários adaptados promovem mais inclusão em Irati | aRede
PUBLICIDADE

Mobiliários adaptados promovem mais inclusão em Irati

Nove alunos com deficiência física/neuromotora passam a utilizar os mobiliários adequados às suas necessidades

Os mobiliários adaptados eram uma demanda para acomodar melhor os aluno
Os mobiliários adaptados eram uma demanda para acomodar melhor os aluno -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Em mais um investimento em educação e inclusão, a Prefeitura de Irati, através da Secretaria de Educação, realizou na terça-feira (22), na Faculdade São Vicente, a entrega de nove mobiliários adaptados para alunos com deficiência física/neuromotora. Os mobiliários passam a integrar as salas de aula de escolas do município e CMEIs, atendendo os alunos que necessitam dessa adequação. A entrega faz parte do cronograma da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, que ocorre de 21 a 28 de agosto.

Os mobiliários adaptados eram uma demanda para acomodar melhor os alunos, oferendo mais conforto durante as aulas e inclusão perante a turma, uma vez que eles passam a utilizar as mesmas carteiras e cadeiras que outros, porém adaptadas as suas necessidades. 

Segundo a chefe do Setor de Educação Especial, Vanderleia Golinski, a entrega representa uma conquista. “Foram muitos anos de conversas e planejamento até chegar nesse momento. Com ajuda das famílias, fisioterapeuta e administração hoje pudemos efetuar essa entrega que auxiliará muito na educação”, destaca. 

Edilciane Dal Santo, mãe do aluno Théo Gabriel, conta que está muito contente com o novo mobiliário adaptado. “Estou muito feliz com a inclusão do meu filho e com esse presente que a gente ganhou, que vai melhorar muito o aprendizado. Somente dele estar indo para a escola regular junto com os outros alunos já mudou muita coisa, e agora mais ainda”, acrescenta. 

Foram mais de três meses de trabalho e estudo para chegar ao resultado final. Segundo Alceu de Andrade Junior, fisioterapeuta e responsável pelas adaptações, o trabalho iniciou com uma avaliação para entender as necessidades de cada aluno e assim realizar a adaptação para a criança atendida. “Nós iniciamos com uma avaliação para assim criar um projeto personalizado, realizamos a montagem, as provas e chegamos nesse resultado”, aponta.

Alceu, que trabalha há 28 anos na área de ortopedia, agora especialmente com a Tecnologia Assistiva, a qual realiza as adequações posturais, destaca que se sente muito realizado em fazer esse trabalho e que isso traz mais confiança para os alunos atendidos. “É uma satisfação enorme fazer algo que facilite o aprendizado de crianças, além de promover a inclusão social. Assim como nós na infância tivemos a nossa carteira escolar, agora eles também têm essa oportunidade. É uma lembrança que fica para a vida toda”, acrescenta.

Antônio Lucas Lima, pai do aluno Lucca Hebron, destaca que a nova cadeira corrige a postura do seu filho, consequentemente proporciona conforto e melhor aprendizagem na escola. “Quando soube sobre a cadeira fiquei emocionado. Temos que nos adaptar a tudo e a Prefeitura vem com essa grande ajuda para ele. Estou feliz demais”, afirma. 

A secretária de Educação, Jandira Girardi, conta que esse momento é um marco para a educação de Irati e que as adaptações vão ser gradativas. “Esse é um dos maiores avanços que tivemos até o momento e não vamos parar por aqui. As adaptações vão seguir na medida em que eles forem crescendo, assim como para novos alunos que entrarem em nossas escolas”, afirma.

A prefeita em exercício, Ieda Waydzik, participou da entrega dos mobiliários aos alunos e comenta que a gestão segue tendo como uma das suas prioridades a educação. “Ficamos felizes em participar desse momento, em que registramos mais uma conquista e a promoção da inclusão. Nosso trabalho continua sempre priorizando a qualidade do ensino em Irati”. 

O prefeito licenciado Jorge Derbli também participou do evento.

Das Assessorias

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE