PR acumula as maiores altas do Sul em serviços e turismo | aRede
PUBLICIDADE

PR acumula as maiores altas do Sul em serviços e turismo

Dados do IBGE apontam um crescimento bem acima da média nacional no Estado, que é vice-líder no segmento geral de serviços em 2023, mesma posição que ocupa no volume de atividades turísticas no período

Paraná segue se destacando no setor do Turismo
Paraná segue se destacando no setor do Turismo -

Com um crescimento acumulado de 13,6% no volume de serviços entre janeiro e junho deste ano, o Paraná teve o segundo melhor desempenho do Brasil e o melhor do Sul do País no primeiro semestre de 2023 no setor. É o que apontam os dados da Pesquisa Mensal de Serviços divulgados nesta quinta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que também colocam o Estado na vice-liderança nacional no aumento das atividades turísticos nos seis primeiros meses do ano, com um aumento de 12,8% no período.

Os segmentos analisados pelo IBGE incluem as atividades de transporte, hotelaria, turismo, academias, escolas de ensino, beleza, arquitetura, informática, técnicos especializados e telecomunicações. Os dados completos por estado, segmento e os comparativos por recorte periódico podem ser consultados no site do IBGE.

Em relação ao índice geral de serviços, o único estado à frente do Paraná neste ano é Mato Grosso, na região Centro-Oeste, que registrou um crescimento acumulado de 26,6%. No Sul do Brasil, Santa Catarina teve um aumento de 12,7% nas atividades de serviço, enquanto o Rio Grande do Sul concluiu o primeiro semestre com um desempenho 7,7% maior.

Os serviços profissionais, administrativos e complementares foram os que mais ajudaram a elevar o índice geral do Paraná no ano, com alta de 18,1%, seguido por transportes e correio, com 13,8% de aumento. Os serviços de informação e comunicação acumulam crescimento de 4,8%, enquanto os serviços prestados às famílias registraram elevação de 4,2%.

O segmento outros serviços teve resultado positivo de 3,4%, segundo o IBGE, fazendo com que todos os segmentos analisados tivessem alta no Estado em 2023.

A receita do setor também registrou crescimento nos primeiros seis meses do ano, na casa de 15%, enquanto a média nacional ficou em 9,3%. Em junho, a receita do setor cresceu 0,5% no Estado.

Turismo

Nos dados específicos do turismo, que engloba as atividades de hotelaria, passagens aéreas e atrativos turísticos, como parques de diversão, as empresas instaladas no Paraná somaram 12,8% de crescimento no primeiro semestre, à frente de Santa Catarina (9,9%) e Rio Grande do Sul (4,8%).

No quadro nacional, o único estado com um desempenho maior foi Minas Gerais, com 19,1% de variação positiva entre janeiro e junho. No comparativo específico de junho de 2023 com o mesmo mês do ano passado, a alta do turismo no Paraná foi de 9,6%. Em 12 meses, a evolução no Paraná já alcança 16,3%, três pontos percentuais acima da média nacional (13,3%).

O aumento no volume das atividades turísticas teve reflexo direto na receita nominal das empresas deste segmento, cujo faturamento cresceu 15,6% entre junho de 2022 e junho de 2023 e 25,6% no acumulado do ano, que também são os maiores índices destes recortes do IBGE no Sul do País.

Nacional

No acumulado do ano, frente a igual período do ano anterior, o setor de serviços do Brasil apresentou expansão de 4,7%, com quatro das cinco atividades de divulgação apontando taxas positivas e crescimento em 61,4% dos 166 tipos de serviços investigados. No segmento turístico, o País acumulou neste ano um aumento de 8,6% no volume de atividades e de 23% na receita nominal. Segundo o IBGE, o setor se encontra 12,1% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia) e 1,5% abaixo de dezembro de 2022 (ponto mais alto da série histórica).

Das Assessorias

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE