Castro quer se tornar Destino Turístico Inteligente | aRede
PUBLICIDADE

Castro quer se tornar Destino Turístico Inteligente

Termo de cooperação técnica foi assinado por representantes da Prefeitura, de entidades ligadas ao turismo regional e do  Sebrae
Termo de cooperação técnica foi assinado por representantes da Prefeitura, de entidades ligadas ao turismo regional e do Sebrae -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Integrando o Mapa do Turismo Brasileiro, Castro quer agora ser reconhecido como Destino Turístico Inteligente. Para tanto, um termo de cooperação técnica foi assinado por representantes da Prefeitura, de entidades ligadas ao turismo regional e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), entidade coordenadora da iniciativa.

Durante o encontro, que aconteceu no dia 27 de julho, o gerente regional do Sebrae, Joel Franzim Junior explicou que o município foi diagnosticado com potencial para receber o programa. “Através de todo levantamento que foi feito, percebemos que Castro está dentro das cidades com possibilidade de realizarmos o trabalho. Já vínhamos trabalhando ações para o fortalecimento desse setor, mas, agora poderemos fortalecer e acelerar esse processo, em parceria. Queremos colocar Castro em destaque estadual e nacional, acima de tudo, é isso que buscamos com o programa”, ressalta.

De acordo com Franzim, o ingresso da cidade no Programa permite análises que dão amparo para melhorias e desenvolvimento a partir de circunstâncias especificas. “A assinatura desse termo, dos Destinos do Turismo Inteligente é um projeto nacional, a partir do qual é possível observarmos os municípios e áreas nas quais estão indo bem, para compararmos. Olhando para todos os municípios que participam do projeto, a gente consegue saber se estamos crescendo ou não, por exemplo, e assim podemos ajudar a preparar os empresários com consultoria, mentoria, orientação, para que possam criar produtos para atrair e manter turistas na cidade”, destacou.

A gerente executiva da Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (Adetur) Karen Kobilarz, também falou sobre o esforço para ser reconhecido como Destino Turístico Inteligente. “Foi fundamental a entrada de Castro na Adetur Campos Gerais e no Mapa do Turismo Brasileiro, para que o município fosse comtemplado com esse programa. Fomos buscar esses critérios para escolher o município e, num alinhamento feito com o Sebrae, Castro despontou. Também foram analisadas questões como tamanho e perfil do município, o fato de ter conselho municipal de turismo e plano de trabalho voltado para o setor, mas especialmente, o fator de estar no Mapa e de fazer parte da governança Adetur sinaliza que o município tem interesse e está disposto a desenvolver o turismo de forma ordenada. Quando adere, o município se estrutura para trabalhar o desenvolvimento junto com a iniciativa privada, e é esse papel que a Adetur faz, de orientação, de articulação e de ordenamento de todos os municípios da região, e Castro, a partir de agora, receberá várias ações para se tornar Destino Turístico Inteligente”, afirmou.

Para a secretária municipal de Cultura, Indústria, Comércio e Turismo, Gisele Coradassi, receber o programa nacional para o fortalecimento do Turismo é algo que coloca o município de Castro em posição de destaque. “Castro está muito feliz, nos sentimos privilegiados em receber um programa tão importante como esse e que é tendência internacional. Isso vem sustentar a ideia de que o município tem sim potencial turístico para ser mais explorado, Castro já é cidade turística consolidada, mas podemos ir além, através desse novo projeto. Já temos algumas iniciativas positivas, como o espaço preparado exclusivamente para motorhome, com estrutura de energia, água e esgoto, mas agora, com o acompanhamento do Sebrae durante todo o processo de implantação, e com o diagnóstico turístico do município finalizado, podemos desenvolver muito mais a área. Esperamos que seja um sucesso”, destacou.

O prefeito de Castro, Álvaro Telles também ressaltou a importância da assinatura do termo de cooperação para o município e falou dos próximos passos. “Eu acredito que esse termo assinado hoje tem grande importância para o nosso município, através dele e da parceria com o Sebrae vamos poder implementar muito mais as políticas de turismo de Castro, vamos integrar as entidades, fomentar e atrair o turista. Para isso, inicialmente vamos nos reunir com estabelecimentos comerciais da cidade e tratar a respeito de situações como a volta do Castropeiro, como prato típico, por exemplo, enfim, todos os detalhes que possam incrementar mais o turismo local”, finalizou.

Termo de cooperação técnica foi assinado por representantes da Prefeitura, de entidades ligadas ao turismo regional e do  Sebrae
Termo de cooperação técnica foi assinado por representantes da Prefeitura, de entidades ligadas ao turismo regional e do Sebrae |  Foto: Divulgação
 

Das Assessorias

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE