Castro celebra a centésima festa de sua padroeira | aRede
PUBLICIDADE

Castro celebra a centésima festa de sua padroeira

Programação religiosa foi aberta nesta segunda-feira (17), com uma celebração eucarística

Paróquia Sant'Ana, de Castro, chega a marca histórica
Paróquia Sant'Ana, de Castro, chega a marca histórica -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Paróquia Sant'Ana, de Castro, em 2023 chega a uma marca histórica: a centésima festa em louvor a sua padroeira. E a programação religiosa dos festejos seria aberta nesta segunda-feira (17). Uma celebração eucarística, presidida pelo pároco, padre Sandro José Brandt, às 19h, daria início ao novenário em preparação à festa, marcada para 26 de julho. A novena de hoje seria na intenção das comunidades que fazem parte da Paróquia Sant'Ana. Integrantes das pastorais do Dízimo, Catequese e Econômica eram os responsáveis pela organização.

A novena prossegue nesta terça-feira (18), com a participação do padre Antonio Ivan de Campos, pároco da Paróquia/Catedral Sant’Ana. A novena estará a cargo dos jovens e pastorais do Batismo, Liturgia e Música. A celebração começa sempre às 19h. O novenário se estende até 25, quando terá a participação especial do bispo Dom Sergio Arthur Braschi. Todas às noites, após a celebração, haverá 'partilha comunitária' no salão de festas, anexo à igreja matriz. Todos estão convidados a participar. Para isso, é preciso levar um prato doce ou salgado.

Programação

Em paralelo ao novenário, uma extensa e rica programação também integra o calendário festivo. No sábado (22), haverá uma caminhada em louvor à padroeira, com um circuito que percorrerá todas as quatro paróquias locais: Sant'Ana, São Judas, Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Ainda largada de jipeiros 4x4, que farão um trajeto passando pelas 21 capelas do interior e que pertencem à matriz Sant'Ana.

Exposições, banda musical do Exército Brasileiro, tropeadas, apresentações artísticas, danças, cavalgadas, modas de viola, entre outras atrações fazem parte da programação festiva. No domingo (23), santa missa às 9h, e, logo em seguida abertura da praça de alimentação, prosseguindo com apresentação da Banda Municipal de Piraí do Sul, pedalada e exposição de carros antigos de Castro e da região, no entorno da Praça Sant'Ana do Iapó.

À tarde, a partir das 14h, apresentação do Grupo Folclórico Infantil da colônia de Terra Nova e grupos folclóricos holandês, da Castrolanda, e Tayko, da colônia japonesa de Castro. Às 19h, missa em ação de graças pelo trabalho dos profissionais da saúde e cuidadores de doentes e idosos. O encerramento das apresentações terá alunos das academias de dança gaúcha, às 20h.

Segunda-feira (24), logo após a abertura da praça de alimentação, missa de cura e libertação das famílias, às 19h, presidida por padre Roberval Mulhstedt. Em seguida, Noite do Caldo Quente.

Na véspera do dia da padroeira, missa da perseverança, em agradecimento aos serviços de todas as pastorais e pessoas que ajudaram nas festividades. A celebração será presidida por Dom Sergio, às 19h. Às 21h, show de prêmios. Na quarta-feira (26), acontece a tradicional descida da imagem da padroeira, de barco, pelo rio Iapó, com chegada prevista para às 9h, no ancoradouro da Prainha, seguindo, depois, em procissão pelo anel central, até a igreja matriz, onde será concelebrada missa solene, por sacerdotes das quatro paróquias da cidade, diáconos, ministros e toda a comunidade. Após, entrega do churrasco com maionese e farofa, no Centro Pastoral. Os cartões precisam ser adquiridos antecipadamente.

Com informações: assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE