Castro reinaugura escolas do campo e fortalece o aprendizado | aRede
PUBLICIDADE

Castro reinaugura escolas do campo e fortalece o aprendizado

Instituições de ensino receberam melhorias estruturais e novos equipamentos

Solenidades tiveram a presença do prefeito Alvaro Telles e representantes do setor
Solenidades tiveram a presença do prefeito Alvaro Telles e representantes do setor -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Secretaria de Educação de Castro realizou nesta semana a reinauguração de duas instituições de ensino localizadas no interior. Entre elas, a Escola Municipal do Campo Tereza Casagrande Sguário, da Paina, e a Escola Municipal do Campo de Tanque Grande.

Na primeira, foram realizadas a troca do telhado, a pintura interna e externa, substituição do piso de todas as salas, ampliação e pintura do parquinho e troca dos utensílios de cozinha e móveis, além da entrega de computadores. A escola foi inaugurada no ano de 2007 e tem atualmente 50 alunos, com idades entre quatro e 10 anos, matriculados na educação infantil e ensino fundamental. 

“A revitalização de uma escola é um sonho. Foi um caminho árduo até aqui, mas estamos colhendo muitas coisas boas, a educação de Castro é reconhecida por muitos detalhes, a pintura numa parede, materiais novos, computadores, tudo isso faz a diferença. Eu acho tão bonito quando venho aqui, senhores pais, e vejo os nossos alunos que fazem contraturno na biblioteca lendo livros, com o tablete jogando, ou fazendo qualquer outra coisa produtiva, é muito lindo. Obrigada por todo esse investimento”, destacou a diretora da unidade Luiza Nunes, ao se referir à obra e materiais entregues.

Solenidades tiveram a presença do prefeito Alvaro Telles e representantes do setor
Solenidades tiveram a presença do prefeito Alvaro Telles e representantes do setor |  Foto: Divulgação
  

Poder público reforça compromisso

A secretária municipal de Educação Rejane Nocera também citou a conclusão do trabalho e fez menção à equipe da escola. “Tudo vale a pena quando pensamos no melhor para essas crianças, e fazemos um trabalho desprovido de interesse pessoal. Isso só acontece porque temos uma grande equipe”, ressaltou.

Ao se pronunciar o prefeito do município, Álvaro Telles (União), disse que no ano de 2007 esteve na mesma escola para inauguração, como vice-prefeito. “Foi uma felicidade muito grande poder proporcionar uma escola moderna já naquela época para a comunidade da Paina, e hoje, retorno aqui como prefeito e me sinto mais feliz ainda, porque de certa forma, nós estamos prestigiando, ou melhor, devolvendo o que a Paina representa para Castro, com essa revitalização. Me orgulha a equipe que temos na educação”, destacou.

O vereador Jonathan Cesar Flores Barros também fez uso da palavra durante o evento e citou a qualidade da educação no município. Lembrou que recentemente visitou uma cidade de Santa Catarina, que é referência no assunto, e afirmou que a educação em Castro está bem avançada e não deixa a desejar em nada, na comparação com a cidade catarinense. “Fico muito orgulhoso de ver que as escolas do campo têm as mesmas condições e a mesma estrutura das escolas da cidade”, finalizou.

Alunos são contemplados com melhorias
Alunos são contemplados com melhorias |  Foto: Divulgação
  

Tanque Grande

A segunda escola reinaugurada, após receber obras de ampliação e revitalização, foi a da comunidade do Tanque Grande, onde foi construída uma cozinha nova, almoxarifado, banheiros novos e refeitório, e feita nova pintura interna e externa. A escola hoje tem 60 alunos, de quatro a 11 anos de idade, divididos entre educação infantil e ensino fundamental.

De acordo com a diretora, Luiza Nunes, durante execução das obras foi necessário dar aulas na igreja da comunidade, porém, as aulas não foram suspensas. “Não foi fácil, devido ao tempo e diversas outras situações, mas tínhamos certeza de que aquela situação era provisória e que íamos colher os frutos, e hoje, graças a Deus, estamos aqui, reinaugurando a escola. O que importa não é o investimento, é o retorno que essa obra vai representar para nós, estou muito feliz hoje, porque a educação do campo tem nome, voz, professores e pessoas que trabalham muito por ela”, citou, destacando e agradecendo a colaboração de todos os envolvidos, pais de alunos e profissionais.

Os avanços conquistados pela escola também foram destacados pela secretária municipal de Educação. “Precisamos acreditar e lutar pelos nossos sonhos. Ainda faltam algumas coisas aqui, que nós vamos terminar, mas eu estou muito feliz com o que já foi feito”, ressaltou, pedindo aos pais e alunos que ajudem os professores a manterem a escola conservada e organizada.

O prefeito, Álvaro Telles, afirmou que a obra é retribuição entregue à comunidade de Tanque Grande. “O que vocês estão recebendo hoje é pouco perto do que Tanque Grande faz por Castro. A honra é muito grande de estar aqui como prefeito, reinaugurando essa escola, que foi construída por um prefeito e ampliada por outro, e hoje é entregue ampliada e revitalizada, é uma grande felicidade”, destacou.

Quem finalizou os discursos foi o secretário municipal de Esporte e Juventude, Renato Oscar Cordeiro (Pandorff). Ele afirmou que, como gestor, tem muito a aprender com a educação do município. “Estamos começando uma jornada e temos muito a aprender, com esse trabalho feito com tanto amor pela Secretaria de Educação”, finalizou.

Com informações da Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE