Região terá produtividade recorde na soja e no milho | aRede
PUBLICIDADE

Região terá produtividade recorde na soja e no milho

Rendimento previsto é de 4,1 mil quilos por hectare na soja e de 11 mil quilos por hectare no milho. No Estado do Paraná, a previsão é de colheita recorde de 22,18 milhões de toneladas

O Brasil é o maior produtor de soja do mundo, e a região produz mais de 1,3% da soja nacional
O Brasil é o maior produtor de soja do mundo, e a região produz mais de 1,3% da soja nacional -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A região dos Campos Gerais caminha para registrar a safra de soja com o maior rendimento por hectare na sua história, com produtividade recorde no grão. E esse recorde não deve ficar apenas na soja, mas também no milho. A informação consta no relatório mensal divulgado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, nesta quinta-feira (30), projetadas já com um alto índice de colheita, com margem reduzida para erro. O levantamento também aponta que o Estado terá a maior safra de soja de sua história. 

Nos municípios abrangidos pelo núcleo regional do Deral, sediado em Ponta Grossa, em uma área plantada de 544,4 mil hectares, a expectativa é de um rendimento médio total de 4,1 mil quilos por hectare, valor superior aos 4.038 km/ha, o recorde anterior, registrado na safra 2019/2020. É um valor acima da média estadual, estimada em 3.845 kg/ha. No Paraná, em uma área de 5,76 milhões de hectares, espera-se a colheita de 22,18 milhões de toneladas, volume é 82% superior ao do ciclo 2021/2022. Na região de Ponta Grossa, em relação aos 3.769 kg/ha da safra passada, estima-se um incremento de 8,78%.

JUSTIFICATIVA

Para o economista do Deral em Ponta Grossa, Luiz Alberto Vantroba, além do essencial, que é o clima, uma série de fatores contribui para esse protagonismo. “Foi um conjunto de fatores. Além de um dos mais importantes, o clima, que também ajudou, há a tecnologia empregada, as sementes com mais tecnologia, fertilizantes, e o manejo. A região tem uma tradição na cultura e o nível de tecnificação é alto, os produtores estão investindo mais na lavoura - até porque não tem como aumentar a área”, revela. Segundo ele, pela falta de sol nos meses finais de 2022, o crescimento foi limitado, mas depois o clima melhorou para a agricultura e os cultivares ‘deslancharam’. “Teve áreas em que a soja cresceu assustadoramente, ficando com porte muito alto em algumas áreas. Em alguns talhões, a produtividade passou dos 5 mil quilos por hectare, atingindo 230 sacas por alqueire”, completou o profissional do Deral.

PRODUÇÃO TOTAL

Atualmente, metade da área plantada (50%) está colhida. A média na casa dos 4,1 mil quilos por hectare deverá fazer com que a produção total alcance 2,23 milhões de toneladas, valor próximo ao recorde, de 2,24 milhões de toneladas na safra 2019/20, colhidas em uma área maior que a deste ano, em 555 mil hectares. Contudo, o economista alerta que esse valor ainda pode variar para mais ou para menos. “Essa produtividade é até o momento e pode variar, porque ainda tem metade para colher. As áreas plantadas mais tarde sofreram ataques de doenças, principalmente a ferrugem”, informou o economista, que destaca o trabalho intenso no campo para avançar com a colheita do grão.


Produção de milho cresce mais de 20%

Com relação ao milho, com um total de 95% já colhidos, o rendimento está na casa de 11 mil quilos por hectare. Esse valor é 1,38% superior ao atual recorde, de 10,85 mil quilos por hectare, alcançados também na safra 2019/20. Tal rendimento, em uma área plantada de 78,5 mil hectares, deverá resultar em uma produção total de 863,8 mil toneladas, valor 22,9% superior às 694,1 mil toneladas da safra anterior. “O milho também foi bem. Estamos com 95% colhidos e essa colheita se estende; tem parte de pequeno produtor, e tem áreas plantadas um pouco mais tarde. Mas em algumas áreas, há a preferência de colher a soja em detrimento do milho”, informou Vantroba.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE