AMCG e Amcespar buscam novos investimentos para a região | aRede
PUBLICIDADE

AMCG e Amcespar buscam novos investimentos para a região

Prefeitos marcam presença na 24ª Marcha em Defesa dos Municípios, que teve início nessa segunda-feira (27), em Brasília

Presidente da AMCG, Henrique Carneiro (União); e o presidente da Amcespar, Jorge Derbli (PSDB), detalham os principais objetivos do evento
Presidente da AMCG, Henrique Carneiro (União); e o presidente da Amcespar, Jorge Derbli (PSDB), detalham os principais objetivos do evento -

Allyson Santos

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A 24ª edição da Marcha em Defesa dos Municípios teve início nesta segunda-feira (27), em Brasília. O evento reúne líderes políticos de todo o país para uma série de debates a respeito de temas relevantes, que tem como foco o desenvolvimento das cidades. Prefeitos da região, representados pela Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e pela Associação dos Municípios do Centro-Sul (Amcespar) também marcam presença nas discussões. A Marcha tem programação prevista até quinta-feira (30).

Em entrevista concedida ao Jornal da Manhã e Portal aRede, o prefeito de Piraí do Sul e presidente da AMCG, Henrique Carneiro (União), detalhou como foi o primeiro dia do evento. “Tivemos as primeiras palestras, rodadas de conversa e apresentações dos trabalhos. Foram tratados assuntos importantes, como por exemplo o piso do magistério, obras paralisadas, marco regulatório do saneamento e ações referentes ao Sistema Único de Saúde (SUS) e ao Sistema Único de Assistência Social (Suas). São assuntos que têm grande relevância para os municípios, principalmente aqueles de pequeno porte”, explicou.

Carneiro também destacou que, durante a Marcha em Brasília, é disponibilizada aos municípios uma Feira de Negócios onde os gestores e visitantes podem conhecer algumas ferramentas que facilitam a desburocratização de serviços públicos ofertados à população. “Enfim, tudo isso é feito para que os gestores tenham um melhor aproveitamento e possam sair daqui com as dúvidas resolvidas, levando o conhecimento de vários temas importantes para as gestões municipais”, concluiu.

Foco em novos recursos

O prefeito de Irati e presidente da Amcespar, Jorge Derbli (PSDB), também participa dos diálogos que ocorrem em Brasília. Ainda antes de viajar, o líder político falou sobre a expectativa para a Marcha. “Vamos reivindicar várias pautas em todos os setores, principalmente com relação à busca por mais recursos. A Confederação Nacional dos Municípios está sempre buscando aprimorar a participação dos municípios com o pacto federativo, visando uma maior distribuição de recursos da União para as cidades”, explicou. 

Derbli também falou sobre a importância de alinhar estratégias junto à nova administração do Governo Federal. “Também estaremos atrás de conhecimento, ampliando esse contato com o novo governo. Vamos discutir os programas que entrarão em vigor a partir de agora, pelos próximos quatro anos. Buscaremos nos enquadrar em todos eles, incluindo questões de saúde, educação, segurança, transporte, infraestrutura, e outras frentes. A Marcha é uma forma de pressionar o governo federal por mais investimentos e também se atualizar com o novo modelo de gestão, do presidente Lula”, revelou. 

Por fim, Derbli também falou sobre a importância do evento para os objetivos da Amcespar. “Cada cidade tem pautas pontuais e necessidades específicas para consolidar projetos. A representação de Irati e da Amcespar é muito imporante nestes eventos, pois os prefeitos reúnem forças e conseguem melhorias. A cada Marcha que ocorre, as cidades são beneficiadas de alguma forma. Precisamos estar sempre mostrando a força de Irati e dos demais municípios”, concluiu.

Paraná registra participação recorde

Mais de 230 prefeitos, prefeitas, vice-prefeitos e vice-prefeitas de todas as regiões do Paraná estão na capital federal para participar da Marcha em Defesa dos Municípios. O grupo tem à frente o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller, e o vice-presidente da associação, presidente eleito da AMP e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar dos Santos. “A presença recorde dos prefeitos e prefeitas do Paraná comprova a importância dos temas que serão tratados e a força do nosso Estado nestas discussões”, comentou Weiller.

O vice-presidente, Edimar Santos, lembrou ainda de uma agenda importante que as prefeitas e primeiras-damas terão com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias. “Elas vão lutar pelo aumento dos recursos para a assistência social nos municípios. É o Paraná fazendo história na marcha”, comentou. 

Com informações da AMP.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE