Corporação São Gabriel Arcanjo inicia ações em Cândido de Abreu | aRede
PUBLICIDADE

Corporação São Gabriel Arcanjo inicia ações em Cândido de Abreu

Projeto iniciado no último fim de semana utiliza a música como ferramenta social transformadora. Mais de 50 jovens já participam gratuitamente das atividades

O grupo tem como objetivo desenvolver habilidades e valores sociais; e incentivar o aprimoramento de conhecimentos e técnicas musicais de todos seus integrantes
O grupo tem como objetivo desenvolver habilidades e valores sociais; e incentivar o aprimoramento de conhecimentos e técnicas musicais de todos seus integrantes -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O projeto social da Corporação Musical São Gabriel Arcanjo iniciou as atividades no último final de semana, na cidade de Cândido de Abreu. A ação nasceu de uma iniciativa independente e conta com o trabalho voluntário de várias pessoas envolvidas nesta causa, tendo como mantenedora a Associação Cultural de Pais, Alunos e Amigos da Corporação Musical São Gabriel Arcanjo. A instituição existe desde 2013 na cidade e atua, desde então, no fomento de atividades do movimento cultural das Bandas e Fanfarras.

A associação, que não tem fins lucrativos, inicia as atividades deste projeto por acreditar que a música e a arte são ferramentas transformadoras na sociedade e tem como objetivo disponibilizar gratuitamente espaço a todos aqueles que tenham interesse em participar desta Banda Musical. O grupo tem como objetivo desenvolver habilidades e valores sociais, incentivar o aprimoramento de conhecimentos e técnicas musicais em todos seus integrantes, bem como contribuir para o desenvolvimento do pensamento cívico, o espírito de grupo e autodisciplina, necessários à formação integral do cidadão.

A Corporação Musical São Gabriel Arcanjo estuda neste momento a utilização de um espaço em tese cedido pela Igreja Católica em Cândido de Abreu, de modo que ressalta a informação de que não tem ligação financeira com a Igreja, tendo como mantenedora apenas a sua associação sem fins lucrativos. O projeto neste momento está realizando uma campanha onde tem recebido doações e empréstimos de diversos instrumentos musicais, acrescentando a estes seus materiais próprios que foram adquiridos ao longo dos últimos anos, através de promoções como venda de pizzas, bingos beneficentes e campanhas solidárias.

Sede própria e novos instrumentos

A Corporação também já estuda mecanismos para a construção de uma sede própria e a aquisição de novos instrumentos musicais e acredita que em breve será um grande projeto, referencial neste movimento artístico. O Maestro Erick Brito da Silva que realiza seu trabalho voluntariamente neste projeto cita que em outros momentos de sua vida já realizou trabalhos sociais como este e reafirma seu compromisso com este que é um dos princípios das Bandas e Fanfarras.

"Com muita alegria e satisfação estamos começando mais uma vez um projeto onde posso desenvolver voluntariamente aquilo que mais amo em minha vida: O trabalho e a participação no meio das Bandas e Fanfarras. De 2007 à 2013 fui voluntariamente Maestro da Fanfarra Estudantil do Colégio Bento Mossurunga em Ivaiporã, também foi Maestro voluntário de 2009 à 2013 da Banda Municipal de Ivaiporã e da Fanfarra do Colégio Mater Consolatrix. Iniciei minha carreira como maestro aos 14 anos quando na época era o Maestro mais jovem do Estado do Paraná. Para mim é muito além de uma questão financeira e profissional, é a minha vida e eu jamais vou abandonar essa causa na minha vida", disse Erick, 

O membro da Corporação também agradeceu a todos os Pais e Integrantes do projeto e de modo especial a todos aqueles que de algum modo contribuíram para que este sonho se tornasse uma realidade, ressaltando que o esforço de doação voluntária de trabalho e dedicação que cada um dos pais tem feito nestes últimos dias para que este sonho se concretizasse, de modo especial aqueles que compões a diretoria desta associação sem fins lucrativos, é a certeza de que  juntos e unidos está sendo construído com a força de muitas pessoas um projeto que será para todo o sempre em Cândido de Abreu.

Impacto na vida dos alunos

Os Pais dos integrantes ressaltaram a importância do projeto na vida dos alunos. "Minha filha entrou através do convite de uma amiga, desde então a cada dia a paixão pela música e pelos instrumentos aumenta. Além de que fez novos amigos e está se dedicando a fazer isso. Eu como mãe, tenho muito respeito e apresso pelo trabalho do mestre Erick, pessoa dedicada com os integrantes e muito amor pelo que faz", afirma Liliane Klank, que é mãe de integrante do projeto.

"Quando minhas filhas iniciaram sua participação em Bandas e Fanfarras elas se desenvolveram muito e a música passou a ensinar muito sobre a concentração. A participação em campeonatos também é muito importante, porque através de uma competição sadia os integrantes aprendem a enfrentar desafios como a própria competitividade no mercado de trabalho. Outro ponto muito importante é a questão de extrema importância hoje no cotidiano de diversos jovens, no que se refere ao controle da ansiedade, onde o ensino musical faz uma considerável diferença na vida de quem participa de atividades como esta. Tanto no aspecto pedagógico, quanto em questões práticas”, afirma Jociliane Gawron, mãe de duas integrantes do projeto.

Os integrantes também tem uma análise importante sobre a participação. "Estou a 10 anos nesse meio de bandas e fanfarras, e essa nova corporação nos traz novas oportunidades e uma nova caminhada que com certeza será de muito sucesso. Ela não é apenas uma nova corporação, é um exemplo de superação para muitas outras, é uma família que se uniu para que esse projeto desse certo e que irá conquistar muita coisa ainda. Eu faço parte da percussão e tenho muito orgulho em fazer parte da corporação", destaca Eduarda Jaremczuk, integrante e musicista.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE