Ascamp volta à ativa e prevê diálogo entre as câmaras da região | aRede
PUBLICIDADE

Ascamp volta à ativa e prevê diálogo entre as câmaras da região

Associação das Câmaras Municipais dos Campos Gerais busca promover ações em conjunto a fim de fortalecer o Legislativo e desenvolver as cidades

Presidente da Ascamp e vereador de Jaguariaíva, Juninho Pemac, concedeu entrevista exclusiva ao Jornal da Manhã e Portal aRede
Presidente da Ascamp e vereador de Jaguariaíva, Juninho Pemac, concedeu entrevista exclusiva ao Jornal da Manhã e Portal aRede -

Allyson Santos

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Associação das Câmaras Municipais dos Campos Gerais (Ascamp) retomou as atividades em 2023. A entidade fundada de maneira oficial ainda nos anos 1980 teve suas atividades paralisadas há poucos anos. Como explica o novo presidente da Ascamp e vereador de Jaguariaíva, Juninho Pemac, a Associação retornou com o objetivo de integrar as atividades prestadas pelo poder Legislativo em toda a região. O parlamentar concedeu entrevista exclusiva ao Jornal da Manhã e Portal aRede nessa quinta-feira (16).

Segundo ele, a intenção é potencializar o desenvolvimento das cidades através de ações conjuntas. “Queremos promover a união entre as câmaras municipais como um todo. Isso trará um fortalecimento do poder Legislativo em cada cidade, uma vez que os vereadores atuam na linha de frente e conhecem a realidade da população. Nossa intenção é ter uma região cada vez mais forte e com voz ativa a nível de estado”, explicou.

Segundo a projeção feita pelo presidente, a associação contará, de maneira inicial, com a participação dos mesmos 19 municípios que compõem a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), incluindo: Arapoti, Carambeí, Castro, Curiúva, Imbaú, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Reserva, São João do Triunfo, Sengés, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.

“Temos mantido contato com outros municípios que não possuem uma associação específica. Estive conversando com vereadores que querem fazer parte da Ascamp. Muitas vezes, nós vereadores olhamos apenas o nosso município. É importante que ocorra esse debate a nível regional. Tivemos uma receptividade muito boa dos vereadores”, explicou.

Trabalho junto ao Estado

Segundo ele, a nova gestão também pretende estreitar relações com o Estado. “Minha primeira meta, já debatida em conjunto com os outros representantes da entidade, é tornar a Ascamp utilidade pública. Com isso, dentro da própria associação, pretendemos trazer uma parceria juntamente ao Estado para ampliar as relações com as regionais que atuam nos municípios. Como exemplo, é possível citar a Companhia de Habitação de Paraná, o programa ParanaCidade, a Fomento Paraná, entre outros. Em muitos casos, é necessário que exista um maior acesso para os municípios de pequeno porte”, avaliou.

Entidade elabora agenda de reuniões

De acordo com o presidente Juninho Pemac, a expectativa é que seja divulgada em breve uma agenda com reuniões mensais da Ascamp. “Também estamos programando para março uma grande reunião, incluindo também a presença dos deputados estaduais e lideranças de Brasília. Queremos trazer para os vereadores a noção da real importância que associação terá para o futuro dos campos gerais. Juntos, conseguiremos fortalecer a região através de cursos e treinamentos para vereadores e funcionários das câmaras. Queremos ampliar também a questão da transparência no Legislativo”, comentou.

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp
PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE