CimSaúde discute parcerias para fortalecer atendimentos na região | aRede
PUBLICIDADE

CimSaúde discute parcerias para fortalecer atendimentos na região

Criação de uma Frente Parlamentar de Consórcios no Paraná deve otimizar serviços; gestores de todo o estado também buscam melhorias na arrecadação

Prefeito de Arapoti e presidente do CimSaúde, Irani Barros (PSD), esteve presente em reunião da Acispar
Prefeito de Arapoti e presidente do CimSaúde, Irani Barros (PSD), esteve presente em reunião da Acispar -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) e prefeito de Arapoti, Irani Barros (PSD), esteve, na terça-feira (31), participando do processo eleitoral da Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná, a Acispar. O prefeito de Marilândia do Sul, Aquiles Taqueda Filho, foi reconduzido à presidência. “A Acispar vem fazendo um trabalho de esforço para organizar e fortalecer os Consórcios”, comenta Barros, destacando a recondução da chapa. Única a ser inscrita, foi eleita por aclamação. 

Visando o fortalecimento dos Consórcios e do Associativismo no Estado, algumas ações já foram traçadas pela Acispar para o próximo biênio. Como a criação de uma Frente Parlamentar de Consórcios no Paraná. “Vamos buscar o apoio em todas as esferas. Sabemos da importância do envolvimento dos deputados”, aponta o presidente do CimSaúde. Uma Rede Nacional de Consórcios também já foi criada, para atuar junto ao novo Governo Federal.

A diretora executiva do Cimsaúde, Pâmella Costa, acompanhou o presidente durante a reunião. Ela antecipa uma nova fase para os Consórcios. “Estamos vendo os esforços dos entes. E sabemos que juntos podemos fazer mais pela população”, avalia.  

Melhorias na arrecadação

Prefeitos, secretários, representantes do Estado, Consórcios e também da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) ressaltaram ainda a Carta de Brasília. Divulgada no último dia 27 de janeiro, o documento, assinado pelo presidente Lula e pelos 27 governadores do país, prevê a melhoria na arrecadação dos Consórcios. “Ficamos esperançosos. Que venha para melhorar”, prevê Barros.

No documento, presidente e governadores apontam que “Por meio dos Consórcios Públicos, buscaremos resgatar as ferramentas de políticas públicas que facilitem uma gestão compartilhada dos recursos públicos entre a União, Estados e municípios, e que favoreçam o desenvolvimento regional”.

Acispar

Atualmente, o Paraná conta com mais de 70 Consórcios de Saúde ativos. A Acispar congrega 30 deles como associados. Para melhorar ainda mais esta representatividade, a Associação deve realizar, em parceria com a AMP, um mapeamento para atualização dos dados. Também participaram do processo eleitoral da Acispar a presidente do Consórcio Intermunicipal SAMU Campos Gerais, e a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (PSD), e a diretora, Scheila Mainardes. O CimSamu também está entre os associados da Acispar.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE