PUBLICIDADE

Mallet projeta investimento superior a R$ 25 milhões em infraestrutura

Prefeito Moacir Szinvelski pretende destinar recursos para ampliação do sistema de esgoto, implantação de asfalto em vias da cidade, construção de escolas e outros projetos

Em entrevista concedida ao Jornal da Manhã e Portal aRede nesta semana, o chefe do Executivo falou sobre o potencial da cidade e exaltou conquistas da gestão
Em entrevista concedida ao Jornal da Manhã e Portal aRede nesta semana, o chefe do Executivo falou sobre o potencial da cidade e exaltou conquistas da gestão -

Allyson Santos

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O município de Mallet deve receber um investimento aproximado de R$ 25 milhões no ano de 2023. A informação foi revelada pelo prefeito Moacir Szinvelski (PSD), em entrevista concedida ao Jornal da Manhã e Portal aRede nesta semana. Segundo o chefe do Executivo, a intenção é destinar esses recursos para a ampliação do sistema de esgoto, implantação de asfalto em vias da cidade, construção de escolas e ampliação dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

Moacir explicou que a ação faz parte do Plano de Desenvolvimento elaborado pela gestão ainda em 2017, quando assumiu o primeiro mandato. “Fizemos um planejamento para o município até 2030 e estamos cumprindo. Nos primeiros quatro anos, foram realizadas uma série de economias para que pudéssemos investir no futuro. O município estava carente no sistema de esgoto e também na infraestrutura de estradas. Atualmente, já realizamos quase tudo aquilo que estava previsto em termos de projetos até 2022”, revelou.

Qualidade de vida

De acordo com o prefeito, nos primeiros anos da administração a cidade passava por cenários preocupantes em termos de saneamento básico e pavimentação. “Com o passar do tempo, aumentamos a rede de esgoto. Quando assumimos, a cobertura era de 14%. Hoje já estamos em 44%. Esperamos no ano que vem alcançar a casa dos 70% de cobertura, trazendo mais qualidade de vida aos moradores. Mallet cresceu e hoje é uma cidade bonita, asfaltada. Estamos procurando proporcionar para a população uma estrutura digna”, lembrou.

Saúde pública e educação

Durante a entrevista, Moacir também citou as melhorias implementadas no setor de saúde. “Na saúde também sofremos no início do primeiro mandato. Tínhamos médicos estrangeiros que acabaram sendo dispensados e isso fez muita falta. No entanto, hoje já temos mais médicos atendendo. Estamos garantindo também uma estrutura qualificada para o nosso hospital e batalhando para ampliar o fornecimento de medicamentos”, disse. Segundo ele, o serviço de saúde de Mallet é, atualmente, um dos melhores da região Centro-sul. 

Na área de educação, o prefeito falou sobre a intenção de, a partir do próximo ano, construir novas escolas e ampliar estruturas já existentes na rede municipal de ensino. Por fim, Moacir também exaltou o desempenho da educação municipal. “Hoje, nós somos destaque no IDEB da região, com uma nota de 7,2. Isso mostra todo o empenho dos nossos professores e demais profissionais, que estimulam o apredizado e fazem com que as crianças cresçam gostando de viver em Mallet”, concluiu.

Indústria e geração de empregos

Por fim, o chefe do Executivo também falou sobre o crescimento industrial da cidade e sobre os cursos de capacitação ofertados. “Nossa cidade tem a maior empresa de venda de papel higiênico e derivados do Brasil, que agora se tornou multinacional, a Sepac. Com o aumento da capacidade de investimento da fábrica, é necessário que ocorra uma qualificação da mão de obra. Também temos a AgroSepac, que atua no ramo de madeira para exportação. As duas terão uma ampliação gradativa. Estamos realizando parcerias com empresas para levar capacitação aos jovens e demais profissionais”, projetou.

Logo que assumiu a prefeitura, Moacir tinha o sonho de implementar o ‘Sistema S’ em Mallet, que conta com Senai, Sebrae, Senac, Sesi e outros. “No início, não possuímos os recursos necessários para viabilizar esse processo. Porém, entre 2021 e 2022, nós conseguimos capacitar mais de 1,7 mil pessoas em Mallet, tanto no setor industrial, como em outros segmentos. Seguimos realizando parcerias com empresas para levar capacitação aos jovens e demais profissionais”, pontuou.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE