Contas de ex-prefeitos de Imbituva entram em pauta na Câmara | aRede
PUBLICIDADE

Contas de ex-prefeitos de Imbituva entram em pauta na Câmara

Contas referentes aos exercícios fiscais de 2010, 2014 e 2016 foram reprovadas pelo TCE-PR. Câmara espera iniciar votação de pareceres ainda neste ano

Irregularidades foram registradas durante as administrações dos ex-prefeitos Bertoldo Rover (2014 e 2016) e Zezo Pontarolo (2010)
Irregularidades foram registradas durante as administrações dos ex-prefeitos Bertoldo Rover (2014 e 2016) e Zezo Pontarolo (2010) -

Allyson Santos

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Câmara de Imbituva deve iniciar, nas próximas semanas, as votações das contas municipais referentes aos exercícios fiscais de 2010, 2014 e 2016. Os vereadores deverão optar por referendar o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), que reprovou as contas de gestões anteriores, ou ir contra os pareceres técnicos e aprovar as contas. As irregularidades foram registradas durante as administrações dos ex-prefeitos Zezo Pontarolo (2010) e Bertoldo Rover (2014 e 2016). Para contrariar o parecer do TCE, são necessários ⅔ dos votos que, em Imbituva, representa o posicionamento de oito parlamentares.

Em entrevista ao Jornal da Manhã e Portal aRede, o presidente da Casa de Leis, vereador Élcio Galvão, explicou que a votação das contas de 2014 deve ocorrer já na próxima segunda-feira (5). “As votações de contas são matérias que devem ser apreciadas de maneira específica na ordem do dia. O início no dia 5 já foi comunicado”, explicou. De acordo com ele, existe a expectativa da votação referente ao ano de 2016 também ocorrer antes do recesso parlamentar, que terá início em 18 de dezembro. No entanto, a data da votação referente ao exercício de 2010 permanece indefinida.

Pareceres da Comissão e movimentações no TCE-PR

Para dar início às votações, a Câmara Municipal necessita dos pareceres favoráveis da Comissão de Finanças do Legislativo, levando em conta as recomendações do TCE-PR. Um dos responsáveis pela comissão, vereador Valmir Ribeiro, atualizou cada situação. De acordo com ele, o parecer das contas de 2014 já foi emitido. “Para concluir o de 2016, ainda serão realizadas algumas análises. Até sexta-feira (2) o processo deve estar apto para votação”, explicou.

Com relação às contas de 2010, Ribeiro explica que o processo está paralisado. O ex-prefeito Zezo Pontarolo entrou com uma ação recisória junto ao TCE-PR para anular o julgamento feito pelo Tribunal. Como Zézo assumiu o poder Executivo apenas em 24 de novembro de 2010, ele solicita que as contas referentes ao ano sejam separadas em duas partes e que a responsabilidade pelas falhas identificadas pelo TCE-PR até 24 novembro sejam imputadas ao seu filho, Rubens Pontarolo, que foi o prefeito do período. A explicação foi concedida pelo presidente da Câmara, Élcio Galvão, em entrevista ao jornal ‘Hoje Centro-Sul’.

Não há data definida para a votação desta ação solicitada pelo ex-prefeito. “Não podemos permitir a análise de dois processos ao mesmo tempo. Não vamos ‘atropelar’ nada. Seguiremos de acordo com o que está na Lei”, disse Valmir Ribeiro, ao justificar a demora na emissão do parecer da comissão.

Irregularidades detalhadas

Ao Portal aRede e Jornal da Manhã, Élcio Galvão também trouxe detalhes dos pareceres emitidos pelo TCE-PR em cada um dos casos. Em relação ao exercício fiscal de 2010, a equipe técnica teria reprovado as contas pois, no ano em questão, os valores empenhados pelo Executivo em notas teriam extrapolado o Orçamento Municipal. O aumento seria de aproximadamente 5% e não houve pedido de suplementação à Casa de Leis.

No que diz respeito ao ano de 2014, o gestor Bertoldo Rover teria deixado de encaminhar valores cabíveis ao Fundo de Previdência. Já em 2016, teria sido identificada uma diferença de valores entre o Balanço Patrimonial do Município e os saldos das contas bancárias do Município de Imbituva. A reportagem tentou contato com os dois ex-prefeitos, mas não obteve retorno até a publicação da reportagem.

Na última semana, ao ‘Hoje Centro-Sul’, Zezo Pontarolo se posicionou. “A conta em discussão está sob análise recursal no TCE-PR, tendo parecer favorável do Ministério Público, bem como da Procuradoria Geral dos Municípios, órgãos técnicos  que compõem o TCE-PR. Estes órgãos deram o seu parecer pela aprovação, e estou confiante que o relator seguirá o mesmo entendimento, pela aprovação, diferente de outras contas de meu sucessor no Executivo Municipal, relatado nesta matéria”, disse.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE