Municípios do Vale do Tibagi projetam inovação em 2023 | aRede
PUBLICIDADE

Municípios do Vale do Tibagi projetam inovação em 2023

Integrantes, apoiadores e parceiros participaram de evento comemorativo realizado no município de Telêmaco Borba

Para iniciar os novos Eixos, o Comitê já está preparando uma capacitação de lideranças no início do próximo ano
Para iniciar os novos Eixos, o Comitê já está preparando uma capacitação de lideranças no início do próximo ano -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Comitê Territorial ‘Vale do Tibagi’ já traça novos planos para o próximo ano. Após atuar em 2022 nos eixos da Agricultura Familiar, Educação Empreendedora e Turismo, o Comitê pretende iniciar trabalhos com foco na Inovação e Tecnologia, e nas Políticas Públicas em 2023. 

Na última semana, integrantes, apoiadores e parceiros participaram de evento comemorativo realizado no município de Telêmaco Borba. “Apesar de atuarmos em nove municípios, tivemos a participação de representantes de 13 deles. Dezenas de atores regionais estiveram conosco”, exultou a presidente do Vale do Tibagi, Ericleia da Silva, ressaltando a união de esforços em busca do desenvolvimento territorial.

Representando a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), o prefeito de Telêmaco Borba, Marcio de Matos, ressaltou a relevância do Comitê. “O Comitê Territorial é de extrema importância, pois engloba eixos que fazem parte do desenvolvimento da região, como o turismo, agricultura familiar e educação empreendedora. Nós estamos desenvolvendo essas três áreas, com incentivo e melhorias para o cultivo da agricultura familiar”, esclarece, citando ações como a Caminhada Internacional da Natureza, e cursos técnicos realizados desde 2017. “Sem dúvidas, a Prefeitura não poupará esforços para incentivar as atividades do comitê”, completou.

Conforme a presidente do Vale do Tibagi, os trabalhos do último ano avançaram de tal forma que demandas de novos eixos, como inovação e políticas públicas, estão “batendo na porta”. “Falar de inovação ou tecnologia em nosso território pode parecer muito distante num primeiro momento. Mas na verdade não é”, aponta. “A inovação está em nosso dia a dia, no novo jeito de fazer as coisas”, completa.

Para iniciar os novos Eixos, o Comitê já está preparando uma capacitação de lideranças no início do próximo ano. Conforme a presidente, várias entidades estão unidas para mobilizar a criação de um ecossistema de inovação, entre eles o Vale do Tibagi. “Queremos mobilizar atores para a criação de uma governança regional que dará as diretrizes a esse movimento”, antecipa Ericleia, já citando ações em desenvolvimento na área, como o Polo Digital Gralha Azul.

Conforme a presidente, apesar do Comitê ter a previsão de expandir os trabalhos, os Eixos que já estão sendo trabalhados devem manter e otimizar atividades. “As ações planejadas avançaram, e já estamos começando a colher os frutos desse trabalho. Frutos esses que, certamente, impactarão de forma positiva no desenvolvimento de nossa região”, aponta Ericleia. 

As ações dos Eixos foram apresentadas pelos seus coordenadores durante o encontro. Na Agricultura Familiar, um dos projetos iniciados está sendo realizado em parceria com as Escolas Municipais do Território. “Estamos traçando um planejamento para as próximas chamadas públicas referentes à alimentação escolar”, antecipa a coordenadora do eixo, Cristiane Hermann de Campos. Com a proposta, nutricionistas das escolas ficariam “em consonância” com o calendário de colheitas da região, aproveitando os produtos locais, valorizando os produtores, variando o cardápio dos alunos e barateando os alimentos.

No Eixo da Educação Empreendedora, o Comitê comemora a implantação do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEEP’s) do Sebrae em três municípios do Vale do Tibagi, Curiúva, Imbaú e Ventania. “Além disso, estamos estabelecendo negociações para iniciar em Arapoti, Ortigueira e Reserva”, aponta o coordenador, Silvio Santos Ferreira Filho. contabilizando quase cinco mil alunos atingidos.

Já na área do Turismo foram apontadas oficinas de sensibilização em alguns municípios, apoio na estruturação de Conselhos Municipais, campanha de incentivo ao cadastro de empreendimentos turísticos no Cadastur, e levantamento da oferta de capacitações.

Premiação

Além de apontar programas já implantados e projetar as novas ações, o Comitê Territorial Vale do Tibagi aproveitou para compartilhar a conquista junto ao Estado. O Comitê foi premiado na categoria Ouro no Encontro Estadual dos Comitês dos Pequenos Negócios realizado pelo Sebrae no último dia 8. “É com grande alegria e orgulho que recebemos esse prêmio. Tudo que foi construído até aqui só foi possível graças ao comprometimento e seriedade dos membros do comitê, da parceria forte com o Sebrae, e do engajamento e apoio de instituições públicas e privadas que partilham do mesmo propósito”, finalizou a presidente.

Com informações da Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE