PUBLICIDADE

Saúde de Arapoti realiza mapeamento nas comunidades

Iniciativa consiste em mapear e recadastrar toda a população a fim de aprimorar serviços

Dados serão importantes para o novo planejamento desenvolvido pelo município
Dados serão importantes para o novo planejamento desenvolvido pelo município -

As equipes que atuam pela Estratégia de Saúde da Família em Arapoti desenvolveram uma ação de territorialização em saúde junto às comunidades do município. A iniciativa consiste em mapear e recadastrar toda a população residente, identificando dados populacionais como idade, sexo, escolaridade, condições de moradia, vulnerabilidades sociais, assim como condições de saúde, carteira de vacinação, doenças e comorbidades.

Como explica a secretária municipal de Saúde, Andréa Silva, os dados serão importantes para o novo planejamento que visa à reestruturação do mapa em saúde, o qual deve considerar as populações vinculadas às unidades e suas equipes de referência. “Cada equipe terá em média de 3,5 mil a 4 mil habitantes com área e população redefinidas, isto permitirá que cada família tenha sua unidade de referência”, acrescenta.

Planejamento

Segundo a responsável pela pasta, isso também dará ao município melhores condições para o planejamento de ações, criação de vínculos dos serviços de saúde com a população, conhecimento do território, caracterização da população, e identificação de vulnerabilidades socioeconômicas. O desenvolvimento de políticas públicas em prol do setor de saúde é uma das prioridades da gestão do prefeito Irani Barros (PSD).

Com informações da Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
<