Obras avançam no novo Contorno Norte de Castro | aRede
PUBLICIDADE

Obras avançam no novo Contorno Norte de Castro

Investimento no projeto é de R$ 78,9 milhões por meio do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná

DER/PR executa no decorrer desta semana a superestrutura (laje superior) da ponte sobre o Rio Iapó
DER/PR executa no decorrer desta semana a superestrutura (laje superior) da ponte sobre o Rio Iapó -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná (DER/PR) executa no decorrer desta semana a superestrutura (laje superior) da ponte sobre o Rio Iapó. A obra faz parte do novo Contorno Norte de Castro, nos Campos Gerais, que está em andamento para fazer a ligação entre a PR-090 com a PR-151.

O contorno também terá um viaduto na interseção com a PR-151, que está em fase de execução de suas fundações e terraplenagem, além de duas rotatórias: uma no entroncamento com a PR-090 e outra com a estrada de acesso ao bairro Castrolanda, que concentra um importante polo turístico e industrial da região.

O objetivo principal da construção do Contorno Norte de Castro é desviar o fluxo de caminhões de carga pesada, que atualmente precisam trafegar pelo centro urbano do município, o que prejudica tanto moradores quanto os motoristas. O investimento é de R$ 78,9 milhões por meio do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, que conta com financiamento Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Os benefícios do contorno são inúmeros em questões sociais, ambientais e econômicas. Maior segurança no trânsito para veículos leves, pedestres e ciclistas; melhor qualidade do ar no trecho urbano; diminuição de ruídos e vibração que trazem rachaduras em edificações; preservação do asfalto nas vias centrais gerando economia para a administração pública; mais agilidade no transporte de cargas para os caminhões de transporte.

Considerada uma das cidades mais antigas do Paraná (1704), Castro abriga uma beleza repleta de riquezas naturais, com cachoeiras, além da preservação histórica. Castrolanda também terá novo acesso - o bairro é um interessante polo turístico, com o Centro Cultural que reúne a memória da colonização holandesa, oferecendo aos turistas diversas opções de passeios, museus, gastronomia e ecoturismo.

Detalhes da obra

A ponte sobre o Rio Iapó possui uma extensão de 320 metros, com largura de 14 metros distribuídos em duas pistas de rolamento com 3,60 metros cada, além de acostamentos externos com 3 metros e barreira de proteção para a ponte (New Jersey) de 0,40 metros.

O Contorno Norte de Castro tem 15,6km de extensão. A obra está em andamento, com as etapas de terraplenagem e estruturas de drenagem ao longo da implantação. A obra já possui aproximadamente 4,8 km de extensão aptos a receberem a capa asfáltica.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE