CimSaúde garante capacitação para qualificar atendimentos
'PlanificaSUS' tem como objetivo organizar, qualificar e integrar os processos de trabalho da Rede de Saúde
Publicado: 16/08/2022, 14:56
O Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) tem procurado qualificar profissionais para atuar com as Linhas Prioritárias do ‘PlanificaSUS’. O programa de educação permanente tem como objetivo organizar, qualificar e integrar os processos de trabalho da Rede de Saúde, com foco nas necessidades de saúde dos usuários.
Na última semana, a capacitação abordou a Linha de Cuidado às Condições Crônicas, Hipertensão e Diabetes, a prioritária dentre os 12 municípios da 3ª Regional de Saúde. “O programa prevê a educação continuada. Importantíssima para os profissionais da saúde”, avalia a diretora do Consórcio, Pâmella Costa, completando que a área está em constante evolução, por conta de estudos e pesquisas.
Debate entre equipes de saúde
Profissionais da Saúde da Regional se reuniram no auditório da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) para debater a estratificação de risco para a Linha de Cuidado Prioritária. Estiveram presentes equipes das Unidades de Saúde municipais, e CimSaúde, entes que darão início ao Planifica. “Os atendimentos serão iniciados com uma nova equipe. Para isso, os profissionais devem estar qualificados a fim de buscar resultados de melhoria e benefícios para a saúde dos usuários”, esclarece a enfermeira do Consórcio, Sabrina Dátola.
Conforme a profissional de Saúde, a Linha de Cuidado prevê uma complementação do cuidado já realizado na atenção primária. Para o Consórcio de Saúde, que irá atuar com todas as Linhas de Cuidado propostas, as capacitações são importantíssimas. “Os workshops sempre trazem novidades, e novas ideias para serem implementadas”, esclarece Sabrina.
Quanto às Condições Crônicas, a avaliação do pé diabético, as orientações sobre mudanças no estilo de vida, e a diminuição do tabagismo, foram citadas pela enfermeira entre os cuidados. “São medidas importantíssimas para uma melhora, além da imprescindível para a estratificação correta de cada usuário”, finaliza.
Com informações da Assessoria de Imprensa