Cidades debatem ações para consolidar o turismo regional

Criação de novos roteiros para o turismo de natureza entrou em pauta entre gestores dos Campos Gerais

Criação de novos roteiros para o turismo de natureza entrou em pauta entre gestores dos Campos Gerais
Criação de novos roteiros para o turismo de natureza entrou em pauta entre gestores dos Campos Gerais -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Criação de novos roteiros para o turismo de natureza entrou em pauta entre gestores dos Campos Gerais

Representantes da área de turismo dos Campos Gerais estiveram reunidos em Ponta Grossa nesta semana para discutir a criação de novos roteiros de caminhada na natureza. A intenção do encontro foi viabilizar ações voltadas para o fomento da circulação turística e, consequentemente, a consolidação deste tipo de evento junto aos visitantes. Profissionais da região estiveram reunidos na Estação Saudade para debater o tema e estimular a criação destes eventos - um deles ocorrerá no próximo domingo (31), em Piraí do Sul.

O encontro de gestores do Turismo ocorre mensalmente entre representantes dos Campos Gerais, com a finalidade de discutir ideias, trocar experiências e desenvolver o setor em cada um dos municípios, de maneira integrada - a cada mês em uma cidade nova. Na última semana foi a vez de Ponta Grossa, onde a criação de novos roteiros de caminhadas na natureza foi discutida como uma das propostas para incrementar o turismo na região.

Roteiros permanentes

A proposta é que os municípios observem seu potencial e criem eventos que possam se tornar roteiros permanentes, prevendo logística, organização, sinalização, interação com a comunidade, segurança, oportunidades para o comércio e produtores locais, entre outros itens que atraiam os turistas.

Luciane Curtes, gerente regional do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) Paraná, anota que o movimento formado por grupos de caminhantes se organiza por meio da plataforma Ecobooking.com.br, onde pode ser encontrada toda a agenda de eventos. Devido a esse interesse, o IDR se dedica a apoiar projetos para que as pessoas se interessem pela área rural e façam turismo, visitando as propriedades e adquirindo produtos.

"A ideia é aproveitar esse potencial e explorar de uma forma bacana esses trechos no meio rural, por meio da organização de agricultores familiares, associações, cooperativas, onde se possa servir um café da manhã, almoço, oferecendo apoio aos caminhantes", exemplifica Luciane.

Troca de experiências

Para o secretário de Turismo de Ponta Grossa, Paulo Stachowiak, os encontros estimulam a rede de relacionamentos entre os municípios da região, expandindo e interligando ações. "Com o desenvolvimento das individualidades de cada município, nestes encontros essas ideias podem se cruzar. Ponta Grossa pode ser base para saída para outros atrativos da região", demonstra Paulo, indicando que o cicloturismo e outros circuitos, como os de caminhada, podem se unir e "formar um só".

Piraí organiza Caminhada Internacional

Piraí do Sul é uma das cidades dos Campos Gerais que já possui experiência em eventos de caminhada de grande porte. No próximo dia 31 de julho o município realiza a 6ª Caminhada Internacional da Natureza – Circuito Serra das Pedras, em trajeto de até 16 quilômetros entre a Floresta Nacional de Piraí do Sul e o bosque de Nossa Senhora das Brotas. A saída será às 8 horas, tendo 1 Kg de alimento como ingresso, com acesso pela PR 151. Cada caminhante ou família pode fazer todo ou parte do trajeto, que terá pontos de apoio e transporte de retorno.

Com informações da Assessoria de Imprensa