Câmara de Irati cobra melhorias nos serviços prestados pelo IML | aRede
PUBLICIDADE

Câmara de Irati cobra melhorias nos serviços prestados pelo IML

Casa de Leis pretende solicitar mudanças para qualificar a logística e favorecer atendimentos. Município deve contar com uma estrutura própria em breve

Casa de Leis pretende solicitar mudanças para qualificar a logística e favorecer atendimentos
Casa de Leis pretende solicitar mudanças para qualificar a logística e favorecer atendimentos -

Allyson Santos

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Casa de Leis pretende solicitar mudanças para qualificar a logística e favorecer atendimentos. Município deve contar com uma estrutura própria em breve 

O serviço prestado pelo Instituto Médico Legal (IML) foi alvo de discussões na Câmara Municipal de Irati nesta semana. Na sessão da última terça-feira (17), o presidente da Casa de Leis, Helio de Mello, solicitou o envio de um ofício à Secretaria Estadual de Segurança Pública e aos parlamentares com representatividade na região para que Irati volte a ser atendido pelo IML de Ponta Grossa.

De acordo com o parlamentar, a mudança realizada para União da Vitória tem causado transtornos à população e às funerárias.  “Com a mudança, houve um aumento na distância. O atendimento em União da Vitória é realizado apenas três dias por semana, sendo necessário, muitas vezes, o deslocamento dos corpos a Curitiba em razão da falta desse atendimento. É uma situação que aumenta ainda mais a angústia e o sofrimento de quem está passando pela perda de um ente querido”, lamentou Mello, ainda durante a sessão.

Em entrevista ao Jornal da Manhã e Portal aRede, o vereador afirmou que a transferência dos serviços ocorreu ainda nos primeiros meses de 2021, sem que a comunidade regional fosse devidamente informada. Helio de Mello também atualizou a situação do projeto que prevê a construção de uma sede do IML em Irati. “Houveram diversas reuniões e manifestações favoráveis de vários parlamentares, que apoiam a construção da sede própria e a instalação do Instituto Médico Legal em Irati, porém até o presente momento não há nada de concreto em resposta à nossa população”, relatou.

A instalação de um novo IML em Irati é um sonho antigo da população. No ano passado, já houve uma sinalização positiva por parte do Governo do Estado em termos de investimentos. A nova estrutura estará localizada em uma área pertencente à Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), nas proximidades da BR-153. “Por questão de logística e melhor atendimento regional foi pensado na área onde está instalada Unicentro, pois atenderá os diversos municípios”, explicou o presidente da Câmara. 

Segundo ele, houve uma reunião no ano passado entre representantes do poder público e da direção da Universidade para tratar do avanço do projeto. “A vinda do IML para Irati desencadeará outras ações, como a criação da Subdivisão Policial, do Grupamento do Corpo de Bombeiros e da Delegacia Cidadã. Vamos continuar trabalhando para que essas carências sejam sanadas pelas autoridades estaduais”, concluiu Helio de Mello.

Instalação da nova estrutura recebe apoio regional

No ano passado, o presidente da Câmara de Irati, Helio de Mello, entregou uma série de ofícios para deputados estaduais e para o então chefe da Casa Civil na época, Guto Silva, a respeito da construção do IML e da Subdivisão Policial na cidade. Os documentos foram assinados por 116 vereadores da região. Até a publicação desta reportagem, não foram divulgadas novas atualizações sobre o avanço das duas propostas. 

O projeto do IML foi doado inicialmente pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. No entanto, ele sofreu alterações por parte das equipes do Governo do Estado. Em entrevista ao portal Hoje Centro Sul, publicada em novembro do ano passado, o deputado estadual Ricardo Arruda, explicou que o projeto sofreu diminuição porque algumas áreas não eram necessárias para a realidade iratiense. “Já tínhamos um projeto para fazer a obra, porém o custo dele estava muito alto e o tamanho também. Iria ser um IML de 2 mil m² que não havia necessidade”, disse.

Com informações do Portal Hoje Centro Sul. Leia mais aqui

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE