CimSamu realiza transição na operadora de serviços
Nova empresa foi contratada em situação emergencial, e assumiu após a suspensão cautelar do contrato com a OZZ Saúde
Publicado: 12/05/2022, 15:29
Nova empresa foi contratada em situação emergencial, e assumiu após a suspensão cautelar do contrato com a OZZ Saúde
A transição entre as empresas responsáveis pela operacionalização, gestão e responsabilidade técnica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Campos Gerais, ocorrida na manhã de quarta-feira (11), aconteceu dentro da normalidade, sem qualquer intercorrência. Uma nova empresa foi contratada em situação emergencial, e assumiu após a suspensão cautelar do contrato com a OZZ Saúde.
"A transição aconteceu de forma tranquila. Não houve desassistência à população”, destacou a diretora do Consórcio Intermunicipal Samu Campos Gerais (CimSamu), Scheila Mainardes. "Muitos dos profissionais que já atuavam no serviço foram mantidos pela nova empresa, facilitando o processo de transição. Não ocorreu uma ruptura no atendimento", apontou.
O CimSamu informou que os repasses à OZZ são realizados em dia desde o início do contrato e que o pagamento aos funcionários compete à empresa contratada. "Instauramos processo administrativo para apurar todas as falhas, buscar soluções jurídicas e aplicar penalidades cabíveis", informa. A nova empresa contratada é responsável pela operacionalização das unidades de suporte avançado, unidades de suporte básico, disponibilização de equipe especializada, dentre outros. O contrato emergencial terá vigência por 90 dias.
Atualmente, o Consórcio agrega os 28 municípios que fazem parte das 3ª, 4ª e 21ª Regionais de Saúde do Paraná. Apenas em 2021, foram realizados mais de 65,7 mil atendimentos, 38% a mais que em 2020. “Ampliamos a frota e auxiliamos municípios na implantação do Samu. Expandimos de 11 para 21 ambulâncias; e de 12 para 16 bases descentralizadas. Também estruturamos o serviço interno e organizamos os setores administrativo, financeiro e contábil” explicou Scheila durante a assembleia de prestação de contas do Consórcio, realizada no dia 15 de março deste ano. “Para 2022, temos metas de expansão do CimSamu, como a gestão integral do serviço, implantação de bases, inserção de municípios na Central de Regulação, bem como a ampliação da frota”, finalizou.
Consórcio garante ampla cobertura regional
Neste ano, o CimSamu inaugurou novas bases de atendimento nos Campos Gerais e região Centro-Sul. Entre as cidades contempladas pelas estruturas do Consórcio estão Teixeira Soares, Imbituva, Inácio Martins e Reserva. No mês de março deste ano, o município de Porto Amazonas também se tornou consorciado do Samu Campos Gerais. Para o prefeito Elias Gomes da Costa, os resultados positivos na área da saúde da cidade são perceptíveis. “Já estamos percebendo as oportunidades de oferecer à nossa população o apoio do serviço móvel de urgência e emergência, no momento tão difícil de salvar uma vida. O Samu vai ser muito bem recebido em nossa cidade”, comemorou.
Com informações da Assessoria de Imprensa