CimSaúde realiza capacitação com foco na segurança | aRede
PUBLICIDADE

CimSaúde realiza capacitação com foco na segurança

Iniciativa abordou a qualidade no atendimento aos pacientes da região

Iniciativa abordou a qualidade no atendimento aos pacientes da região
Iniciativa abordou a qualidade no atendimento aos pacientes da região -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Iniciativa abordou a qualidade no atendimento aos pacientes da região

O Programa PlanificaSUS realiza uma série de capacitações junto aos gestores da região. Na última semana, equipes do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde), 3ª e 21ª Regionais de Saúde, e prefeituras municipais participaram de novas oficinas. Desta vez o principal tema abordado foi a segurança dos pacientes. 

“Neste momento estamos buscando a forma mais correta de operacionalizar as Unidades de Saúde, tanto da Atenção Primária, quanto da secundária e terciária”, esclarece a diretora do Consórcio, Pâmella Costa. Funcionárias do Consórcio, as enfermeiras Sabrina Dátola e Hágata Ruppel atuam como tutoras do PlanificaSUS.

Conforme a diretora, os índices de eventos adversos, e até mortes de pacientes, que poderiam ter sido evitadas, continuam altos, principalmente em países menos desenvolvidos. Para isso, o Programa Nacional de Segurança do Paciente, as Diretrizes Estaduais, bem como os protocolos básicos foram abordados durante as últimas capacitações do PlanificaSUS. “Percebemos que, com a padronização de procedimentos, podemos evitar muitas falhas”, avalia.

Para isso, o Procedimento Operacional Padrão (POP) deve ser seguido nas Unidades. “Com o POP há descrição detalhada e sequencial de técnicas e tarefas realizadas no ambiente de trabalho”, explica Pâmella, destacando a melhoria na qualidade dos trabalhos. A vacinação infantil nos municípios também foi debatida nas últimas capacitações. Calendário vacinal, incidência nos municípios e segurança nas salas de vacinação fioam abordados.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE