CimSaúde é referência na área de endocrinologia | aRede
PUBLICIDADE

CimSaúde é referência na área de endocrinologia

Em 2021, mais de 2,5 mil pacientes da região foram encaminhados ao setor

Em 2021, mais de 2,5 mil pacientes da região foram encaminhados ao setor
Em 2021, mais de 2,5 mil pacientes da região foram encaminhados ao setor -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Em 2021, mais de 2,5 mil pacientes da região foram encaminhados ao setor

O Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) vem, a cada dia, ampliando os serviços para atender pacientes de toda a região. Entre clínicas e profissionais credenciados, além dos atendimentos médicos nas sedes e sub-sedes do Consórcio, centenas de profissionais atuam pelo bem-estar da população. Em meio às especialidades nas quais o CimSaúde atua como referência está a endocrinologia, área que trata de doenças ligadas ao metabolismo e hormônio dos pacientes.

Pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é necessário contar com um encaminhamento realizado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para chegar aos especialistas. “As unidades têm papel muito importante no diagnóstico, prevenção e controle de doenças crônicas como hipertensão arterial, diabetes mellitus, dislipidemia (que são as alterações de colesterol e triglicérides), obesidade, doenças osteoarticulares e doenças pulmonares, como enfisema pulmonar”, esclarece o médico endocrinologista, Fabrício Cassis Galan, falando especificamente dos casos de sua área.

Muitos dos casos identificados seguem sendo tratadas nas próprias UBS, que fazem parte da Atenção Primária à Saúde. Já os casos que requerem um pouco mais de cuidados seguem até a Atenção Secundária à Saúde, onde o CimSaúde está inserido. “Os casos mais complexos, que necessitam de recursos de diagnósticos e terapêuticos mais avançados, são encaminhados ao Consórcio”, explica Galan, destacando a triagem realizada das Unidades Básicas. 

É no Consórcio que os profissionais da endocrinologia irão verificar quando devem puncionar um nódulo de tireóide ou definir quais pacientes obesos são candidatos a cirurgias bariátricas, por exemplo. Tudo isso, é claro, após uma série de exames solicitados pelo profissional, como tomografia computadorizada, cintilografia ou densitometria óssea, a depender dos casos. “O Consórcio apresenta estrutura para que façamos este trabalho da melhor maneira possível”, avalia o endocrinologista, destacando a estrutura de trabalho moderna, funcional e acolhedora da sede.

Setor registra um aumento na procura pelos serviços

Uma das vantagens do atendimento pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais é o atendimento dos pacientes de forma global. Na sede de Ponta Grossa do CimSaúde são mais de 470 mil usuários contemplados com as especialidades médicas e Linhas de Cuidado da Saúde. Em 2021, 2.545 pacientes da região foram encaminhados ao setor de endocrinologia do CimSaúde. “Neste ano já percebemos um aumento de consultas, devido ao número de casos do covid-19 ter reduzido”, esclarece a diretora do Consórcio, Pâmella Costa. Somente nos três primeiros meses do ano, o setor atendeu 573 casos.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE