Carambeí busca potencializar a produção de mel
Produtores de mel se tornaram membros da Aprucar com o objetivo de qualificar a comercialização do produto
Publicado: 21/02/2022, 16:15

Produtores de mel se tornaram membros da Aprucar com o objetivo de qualificar a comercialização do produto
A secretária de desenvolvimento de Carambeí promoveu, na terça-feira (15), um encontro entre apicultores do município e a Associação dos Produtores Rurais de Carambei (Aprucar). Com a finalidade de somar forças, os produtores de mel se tornaram membros da entidade, compondo uma diretoria própria para a apicultura dentro da organização formal. De acordo com o responsável pela pasta, Pedro Meijer, o principal objetivo do grupo é instalar uma pequena ‘Casa do Mel’, que será um ambiente próprio para a extração e envasamento do produto. Com isso, todos deverão obter um selo de inspeção municipal (SIM).
Desta forma, a intenção da prefeitura é legalizar a comercialização de mel dentro do município. Segundo um dos apicultores envolvidos no projeto, o selo seria também uma garantia da procedência do mel, atestando sua pureza e envasamento dentro das normas sanitárias. O secretário explicou que, para a gestão municipal. isso significa que o mel será comercializado formalmente, inclusive com Nota Fiscal de Produtor. Parte da produção poderá ser absorvida através de programas do PNAE (merenda escolar) e até na Troca Verde (troca de recicláveis por frutas, verduras e produtos da Agricultura Familiar), como forma de incentivo.
Em meados do ano passado, a Aprucar contava com 20 associados, a maioria produtores da Agricultura Familiar. De lá para cá, muitos novos produtores se associaram e agora, com o ingresso do grupo de apicultores, o quadro de sócios se aproxima das 50 famílias.
Com informações da Assessoria de Imprensa