Bispo de Ponta Grossa visita Reserva e Crisma 216 pessoas | aRede
PUBLICIDADE

Bispo de Ponta Grossa visita Reserva e Crisma 216 pessoas

A Pastoral da Comunicação (Pascom) transmitiu no Youtube, Facebook e a rádio comunitária à noite as missas para os outros familiares e amigos.

A Pastoral da Comunicação (Pascom) transmitiu no Youtube, Facebook e a rádio comunitária à noite as missas para os outros familiares e amigos
A Pastoral da Comunicação (Pascom) transmitiu no Youtube, Facebook e a rádio comunitária à noite as missas para os outros familiares e amigos -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Pastoral da Comunicação (Pascom) transmitiu no Youtube, Facebook e a rádio comunitária à noite as missas para os outros familiares e amigos

A Paróquia Menino Jesus em Reserva realizou no último domingo (14) a Celebração da Crisma com a presença do bispo da Diocese de Ponta Grossa, Dom Sergio Arthur Braschi. Foram 216 crismandos da cidade e 64 comunidades da área rural, divididos em três horários, às 10h, 15h30 e 19h.  Por conta da covid-19 e as recomendações sanitárias, apenas pais e padrinhos estiveram presencialmente.

A Pastoral da Comunicação (Pascom) transmitiu no Youtube, Facebook e a rádio comunitária à noite as missas para os outros familiares e amigos. Padre Wagner Oliveira concelebrou de manhã, à tarde foi padre Fábio Sejanoski e à noite, padre Rafael Moreira. O salão paroquial foi enfeitado, a Matriz está na fase final de reforma, e ao lado do altar foram colocadas placas de pano escritos os sete dons do Espírito Santo, conteúdo ensinado com frequência na catequese. São: conselho, entendimento fortaleza, sabedoria, piedade, ciência e temor a Deus, no contexto de respeito. Cobriram a parede do fundo com tecido vermelho em alusão ao fogo do Espírito Santo.

Após a leitura do Evangelho de Marcos 13, 24-32, cada sacerdote que concelebrava listava em números os membros das comunidades participantes daquele horário, pedindo para ficarem em pé. ‘’Agora, de modo oficial e solene, eu acolho vocês que estão de pé, pedindo a confirmação, o desejo de ficar firmes na fé católica através do sacramento da Crisma, da unção e eu declaro que através desse sacramento vocês [crismandos] estão prontos para a vida adulta na fé’’, disse Dom Sergio.

Em seguida, com seu jeito carismático, Dom Sergio pediu para os padrinhos ficarem em pé e aconselhou. ’’Estão felizes com seus afilhados, sim ou não? Deve ter um sorriso atrás dessa mascará, né? Vocês foram escolhidos por Deus e desde o início da Igreja temos esse costume de confiar o cristão mais novo com alguém mais experiente, alguém que já tem um testemunho a dar de fé e mais do que isso foram escolhidos pelos seus afilhados. Por qual motivo? Com tanta gente nesse mundo. Sete bilhões de pessoas no mundo e você foi a escolhida. Certamente te quer bem, confia, acha que você dá bom exemplo, oferece um ombro amigo, uma pessoa disposta e acolhedora.  Hoje em dia é fácil com celular, partilhando a vida do afilhado e vice-versa. Esta responsabilidade é muito bonita’’, aconselhou o bispo, em seguida abençoo-os.

Na celebração noturna, sendo a última das três e para homenagear os 216 catequizados que receberam sacramento, 21 a mais que o ano passado, o bispo ainda cantou espontaneamente um trecho em italiano da canção Fratello Sole Sorella Luna, de Claudio Baglioni. A música estava sendo cantada em português pouco antes.

Diferentemente de outros anos, em que uma fila no corredor central era formada na hora da confirmação, o bispo foi de banco em banco, semelhante ao que acontece na hora da eucaristia em tempos de pandemia. A comunhão é levada sem a pessoa sair do seu lugar.

Agora, com a fé amadurecida ao receber os Dons do Espírito Santo, são acolhidos na comunidade paroquial para viverem completamente e com plenitude a sua fé. Agora, terem recebido o Batismo e agora a Confirmação, alimentados na mesa da eucaristia. De modo que as celebrações foram especiais e marcantes, percebia-se a emoção de Dom Sergio, na alegria de participar aqui na paróquia’’, exemplificou o vigário paroquial, padre Wagner Oliveira.   

Antes de Reserva, o bispo diocesano esteve nas paróquias Santa Teresinha em Ponta Grossa e São Sebastião, em Ortigueira. A próxima celebração da Crisma será também em Ponta Grossa, no dia 20, na Imaculada Conceição. 

Com informações: Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE