Municípios da região buscam estimular produção agrícola | aRede
PUBLICIDADE

Municípios da região buscam estimular produção agrícola

Agricultores ganham suporte técnico com apoio do Poder Público, que atua em várias frentes visando a diversificação

Agricultores ganham suporte técnico com apoio do Poder Público, que atua em várias frentes visando a diversificação
Agricultores ganham suporte técnico com apoio do Poder Público, que atua em várias frentes visando a diversificação -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Agricultores ganham suporte técnico com apoio do Poder Público, que atua em várias frentes visando a diversificação

Os municípios dos Campos Gerais seguem adotando estratégias para estimular a geração de renda na zona rural e, ao mesmo tempo, proporcionar a diversificação da produção agrícola. Em Palmeira, a prefeitura disponibilizou 3,2 mil mudas de uva para os viticultores que atuam na cidade. O repasse foi possível através da assinatura de um termo de convênio firmado entre município e o Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura e do Abastecimento (Seab/PR).

As mudas foram encaminhadas aos produtores palmeirenses com intuito de fomentar o cultivo dos parreirais, assim como devolver a produção de vinhos, compotas, geleias, sucos e demais derivados da cultura. O projeto tem por objetivo o desenvolvimento do Programa Revitalização da Viticultura Paranaense (Revitis). De acordo com o secretário de municipal de Agricultura e Pecuária, Antônio Fernando Voltarelli, “Palmeira possui grande potencial no ramo viticultor e por isso merece atenção especial por meio da secretaria”.

Outro município que tem procurado desenvolver a produção é Cândido de Abreu, uma vez que o setor é responsável por uma importante parcela da economia. Entre as ações definidas pela prefeitura está o suporte aos produtores por meio do viveiro municipal. 

Neste espaço, as Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente realizam a manutenção e o plantio de sementes em parceria com os agricultores. Neste mês, o foco tem sido o plantio de maracujá.  A gestão municipal já havia distribuído essas mudas na localidade do Areião, contando com o apoio de técnicos do Instituto de Desenvolvimento rural e da Cooperativa Cooperacandi. Os produtores também recebem suporte para o cultivo adequado da fruta.

Em Fernandes Pinheiro, a prefeitura criou o programa ‘Plantando o Futuro’, que tem como meta o fomento à geração de renda no Campo.  “Trabalhamos em projetos ligados ao desenvolvimento da piscicultura e ao plantio de erva-mate, eucaliptos e Pinus”, ressaltou a prefeita Cleonice Schuck, em entrevista concedida no mês de junho.

Ortigueira quer potencializar o setor

O município de Ortigueira possui mais de três mil pequenos produtores. De acordo com o prefeito Ary Mattos (DEM), o estímulo ao agronegócio também foi um dos pontos abordados pela gestão neste início de ano. “Elevamos nosso orçamento previsto para a agricultura em R$ 5 milhões. Estes produtores terão um apoio muito forte nestes próximos anos”, reforçou o chefe do Executivo ao avaliar o início do mandato.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE