Iniciativa da AMCG pretende estimular o turismo nas cidades
Presidente da associação, Moacyr Fadel, fala sobre a importância do diálogo entre as cidades durante a retomada. Entidade faz projeto visando o fomento do setor
Publicado: 13/05/2021, 21:15
Presidente da associação, Moacyr Fadel, fala sobre a importância do diálogo entre as cidades durante a retomada. Entidade faz projeto visando o fomento do setor
A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) tem procurado estratégias para valorizar o turismo regional e estimular o processo de recuperação do setor. Em entrevista concedida ao Painel Digital promovido pelo Portal aRede e Jornal da Manhã nesta quinta-feira (13), o presidente da entidade e prefeito de Castro, Moacyr Fadel (Patriota), destacou a importância da união entre as prefeituras durante a retomada e ressaltou algumas iniciativas feitas pela associação visando o fomento do setor e, consequentemente, o aquecimento econômico.
Um dos projetos desenvolvidos pela entidade é o ‘Curta mais Campos Gerais’, que pretende estimular a divulgação dos atrativos regionais por meio do Instagram. A proposta utiliza as fotos publicadas por turistas para promover as belezas naturais, gastronomia, cultura e outros segmentos relevantes. Para ter o registro publicado pela AMCG, os visitantes devem marcar o perfil oficial da iniciativa na rede social (@CurtaMaisCamposGerais).
“Estamos em um momento de crise com a pandemia. Nesses momentos, precisamos criar alternativas”, explica Fadel. “Este é um projeto que busca fazer com que as pessoas viajem pela região e conheçam tudo que é ofertado em termos de opções turísticas. Os Campos Gerais tem uma riqueza muito grande”, avalia. O presidente da AMCG também falou sobre a importância da proposta para fazer com que todos se sintam mais seguros quanto às medidas de segurança adotadas.
Após a consolidação do ‘Curta mais Campos Gerais’ e do controle da pandemia, a associação pretende se reunir com todos os gestores municipais de turismo para estabelecer um calendário mais amplo de divulgação em cada cidade. “Essa é uma estratégia que já foi realizada pela AMCG antigamente. Na época, fazíamos visitas aos municípios para divulgar a cultura regional. É um planejamento muito parecido”, relembra Fadel. “Queremos ir até os pontos turísticos e estimular a visitação”, destaca.
Segundo o presidente, a entidade já elabora iniciativas voltadas para a promoção dos atrativos regionais junto a algumas empresas. “No momento, estamos aguardando respostas para que exista um patrocínio. Desta forma, poderemos ir até as cidades que compõem a AMCG e garantir uma maior visibilidade ao cenário turístico, também reforçando os projetos feitos por cada administração”, explica o gestor. “Também é uma maneira de aprimorar a troca de experiências entre as prefeituras e, desta forma, fomentar o setor da melhor maneira possível”, diz. Recentemente, a entidade esteve reunida com o secretário estadual de turismo, Márcio Nunes, para tentar planejar um plano diferenciado para as cidades com menos de 100 mil habitantes.
Relação estabelecida com o Estado é um dos diferenciais
Durante a entrevista realizada nesta quinta-feira (13), o presidente da AMCG, Moacyr Fadel, também deu detalhes da relação estabelecida entre a entidade e o Governo do Paraná no processo de fortalecimento do turismo. “O secretário Márcio Nunes está bastante entusiasmado, o que é muito bom para os municípios”, revela. “Levei algumas ideias em termos de legislação que podem ajudar a incentivar o setor e o empreendedorismo nas cidades de menor porte”, explica. “Temos belas paisagens e atrativos que podem ser explorados não só pelos municípios, mas também pelos empresários como uma alternativa de renda”, avalia.