PUBLICIDADE

Carambeí busca reestruturar atendimento em saúde

Mudanças devem trazer benefícios para pacientes e funcionários. As equipes da Atenção Primária vão passar por capacitação

Mudanças devem trazer benefícios para pacientes e funcionários. As equipes da Atenção Primária vão passar por capacitação
Mudanças devem trazer benefícios para pacientes e funcionários. As equipes da Atenção Primária vão passar por capacitação -

Mudanças devem trazer benefícios para pacientes e funcionários. As equipes da Atenção Primária vão passar por capacitação

A prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, e a Secretaria Municipal de Saúde, receberam, nesta segunda-feira (15), o chefe da 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa, Robson Xavier. Na ocasião, foram debatidos assuntos relacionados à reestruturação da área responsável pela saúde do município, bem como a qualificação e expansão da atenção primaria.

A prefeita explicou as mudanças que estão em implementação para a melhora nos serviços e atendimento aos usuários. Ela citou o recadastramento, que será realizado por área de abrangência das Unidades Básicas de Saúde, com o objetivo de organizar atendimentos e serviços prestados aos usuários.

Outra questão abordada durante o encontro diz respeito à qualificação das equipes de atenção primária à saúde, que receberão capacitação. “A atenção primária é o primeiro atendimento que o paciente recebe. É onde ele terá orientação dos serviços nas redes de saúde dos mais simples aos mais complexos”, ressalta a gestora.

“As equipes necessitam de preparação para possibilitar o melhor atendimento possível que vai de orientações sobre prevenção de doenças, consultas médicas até o direcionando dos casos mais graves para atendimento especializado”, declara.

O chefe da 3ª Regional de Saúde/Ponta Grossa, Robson Xavier, comenta que o município conta com apoio técnico tanto da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) como da própria regional e que nesse momento da pandemia, os esforços estão concentrados para manejo de pacientes, exames mais rápido, orientações a Vigilância Sanitária e permanente monitoramento para as equipes poderem obter melhores resultados.

Ele conta que exames, consultas especializadas em unidades hospitalares e procedimentos cirúrgicos estão em processo de retomada. “O cancelamento de serviços agendados foi necessário em algumas unidades hospitalares para diminuição de contágio de pacientes e profissionais da saúde. Agora estamos organizando os atendimentos, somente o Hospital Regional ainda não recebe pacientes, esta unidade é exclusiva para Covid-19”, explica Robson Xavier.

Serviços devem ser retomados

Durante a reunião, o chefe da 3ª Regional de Saúde, Robson Xavier, destacou que, diante desse cenário com a vacinação contra o Covid-19 em curso, os serviços gradativamente serão retomados, auxiliando diretamente os usuários das secretarias municipais de saúde. No fim do mês de janeiro deste ano, a prefeitura de Carambeí efetuou algumas mudanças no processo de atendimento de pacientes infectados pela Covd-19. As alterações estruturais e logísticas fizeram com que os pacientes tivessem condições de permanecer mais tempo no Centro Municipal de Saúde para receber atendimento.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE