Comitê prepara diagnóstico da economia regional | aRede
PUBLICIDADE

Comitê prepara diagnóstico da economia regional

Plano Emergencial irá analisar a situação econômica dos 19 municípios dos Campos Gerais e Vale do Tibagi durante e pós a pandemia

Os Comitês Territoriais atuam pelo desenvolvimento
regional desde 2018
Os Comitês Territoriais atuam pelo desenvolvimento regional desde 2018 -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Plano Emergencial irá analisar a situação econômica dos 19 municípios dos Campos Gerais e Vale do Tibagi durante e pós a pandemia

Os Comitês Territoriais dos Campos Gerais e do Vale do Tibagi irão realizar um diagnóstico dos efeitos do Covid-19 na economia dos seus 19 municípios. A proposta foi passada aos gestores e empresários na tarde desta terça-feira durante reunião online do grupo.

"Em conversa com o Sebrae decidimos realizar um Plano Emergencial do Comitê por conta da pandemia, pois estamos percebendo a dificuldade de desenvolvimento em todos os setores", explica a diretora administrativa da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), Katiane Pires.

Os Comitês Territoriais tem atuado regionalmente desde 2018 e tem como objetivo o desenvolvimento dos municípios, integrados na região, por meio da tríplice hélice, que reúne os setores público, privado bem como a academia.

A ideia surgiu após o Núcleo de Economia Regional e Políticas Públicas da Universidade Estadual de Ponta Grosa (Nerep) realizar pesquisa no município de Ponta Grossa por meio de formulário repassado a empresários.

Para a economista  Augusta Pelinski Raiher, a ação é essencial para a construção de um plano a ser executado durante, e também no período pós-pandemia. "Teremos precisão de quais setores estão sendo mais atingidos e como podemos fazer para auxiliá-los", destaca, lembrando que, no momento, o importante é "manter a estrutura das empresas". "Se conseguirmos mantê-las, com certeza, a recuperação era facilitada", avalia.

A pesquisa deverá ser realizada pelo empresariado dos municípios que integram os Comitês. "O formulário estará disponível online para facilitar a adesão de todos, bem como a assertividade da pesquisa", destaca a diretora da AMCG. Com amostragem adequada, os dados serão analisados pelo Nerep e divulgados para o Comitê, que pretende, a partir deles, realizar ações emergenciais.

"Poderemos verificar a situação de cada município, auxiliá-los e propor ações para que toda a região possa desenvolver e melhorar sua economia no período", antecipa o consultor do Sebrae, Emerson Lourenço.

Os prefeitos de Ortigueira, Lurdes Bannach, e de Tibagi, Rildo Leonardi participaram do encontro e destacaram alguns dos setores que estão 'sofrendo' com a crise. "Tivemos muitas quedas de arrecadação. Mas o turismo é um dos setores mais impactados", disse Rildo. Conforme a prefeita de Ortigueira, as incertezas do período estão abalando a confiança do empresariado. "Não sabemos o que irá ocorrer amanhã. Portanto nossas decisões se tornam mais difíceis", destaca.

Representantes e empresariado dos municípios de Arapoti, Carambeí, Castro, Palmeira, Jaguariaíva, Ponta Grossa e Telêmaco Borba também participaram da reunião e destacaram os efeitos da pandemia localmente. A assessora especial da Secretaria de Desenvolvimento da Prefeitura de Carambeí, Aline Teixeira Valer Macedo, destacou que, apesar das dificuldades enfrentadas pelo poder público, o momento é de inovação.

"Os empresários tem que pensar diferente durante a crise. Mesmo que a arrecadação seja menor, o importante é a manutenção", comenta.

Em Ponta Grossa, a pesquisa realizada pelo Nerep apontou que 30% das empresas estão usando a inovação para se manterem. "Além de fazer diferente, as empresas devem retomar o processo de negociações", aconselha a economista da UEPG.

Informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE