Prefeitura de PG diz que alunos não vão perder ano letivo | aRede
PUBLICIDADE

Prefeitura de PG diz que alunos não vão perder ano letivo

Município afirma que o ano letivo será redesenhado conforme andamento da COVID-19

Apesar dos problemas com a suspensão, SME garante que ano letivo "não será perdido"
Apesar dos problemas com a suspensão, SME garante que ano letivo "não será perdido" -

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Município afirma que o ano letivo será redesenhado conforme andamento da COVID-19 

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) diz que irá redesenhar o ano letivo da rede municipal. O comunicado foi feito em um release enviado pela assessoria de imprensa - o posicionamento acontece depois do pronunciamento do prefeito Marcelo Rangel (PSDB) nesta quarta-feira (1º). O novo posicionamento da Prefeitura fala em “redesenho” do ano letivo, assim que possível, e garante que alunos “não perderão o ano letivo”.

O documento ressalta que neste momento existe uma “indefinição em relação à data de retorno das aulas”. “A fala do prefeito está diretamente ligada ao ano letivo municipal, ou seja, as escolas que são administradas e de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa”, esclarece. Por suas vez, o Governo do Estado já deverá iniciar o processo de aulas em EAD ainda este mês. 

Segundo a Prefeitura, os dias que ainda faltam para cumprimento do ano letivo serão remontados em um novo calendário escolar, pela Secretaria Municipal de Educação (SME), a partir de quando houver a definição da data de retorno. “A Prefeitura Municipal, juntamente com a Secretaria de Educação solicita aos nossos pais, alunos e profissionais que aguardem com tranquilidade a decisão do poder municipal a respeito da volta às aulas”, diz o documento. 

“O poder público está atento à realidade imposta pelo combate ao vírus e, todos os dias, atualizando o cenário para que as melhores decisões sejam tomadas”, afirmou a prefeitura no posicionamento. “No momento em que houver a segurança necessária para o retorno às aulas, seguindo as determinações dos órgãos competentes e do poder municipal, a SME irá divulgar um novo calendário para o cumprimento dos dias letivos”, diz o documento.

Segundo a SME, o novo calendário vai garantir a retomada das atividades o mais rápido possível, diante das condições adequadas de saúde pública. “Mas a certeza da PMPG é de que os alunos não irão perder o ano letivo. Todavia, o ano letivo conforme planejado antes da pandemia, será replanejado”, diz o documento. 

Plano de aulas 

Ainda segundo o comunicado da Prefeitura, todos os conteúdos previstos para o Ensino Fundamental, durante o ano estão mantidos. Em relação à Educação Infantil, não há essa obrigatoriedade. “O que ocorrerá é que os conteúdos de todos os componentes curriculares serão alocados ao longo dos dias letivos restantes, com novo planejamento a ser finalizado pela SME”, diz a nota.

Neste momento, a PMPG e a SME estão acompanhando a evolução do combate ao vírus e projetando todos os possíveis cenários. “O município tem uma condição facilitadora em relação ao cumprimento do nosso currículo, que é a Educação em Tempo Integral”, ressalta a nota. 

Flexibilização permitida pelo MEC

Na nota, a Prefeitura lembra que o MEC flexibilizou o cumprimento dos 200 dias letivos previstos anualmente, mas manteve a carga horária (800 horas). “Ocorre que, nas escolas em tempo integral, já existe uma carga horária de 1.200 horas. Atualmente, 70 das 84 escolas municipais já contam com o tempo integral, tendo seis horas diárias de trabalho pedagógico efetivo em sala de aula, enquanto nas escolas de tempo parcial, são 3h30”, diz o documento da Prefeitura.

“A carga horária, a maior já existente na rede de ensino municipal, irá facilitar o cumprimento das horas necessárias para o cumprimento do ano letivo. A PMPG e SME irão trabalhar da melhor maneira possível, conforme o cenário, para que os alunos recebam o conteúdo curricular e concluam este ano atípico da melhor forma”, destaca o documento.

Com informações da assessoria. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE