Projetos da educação encantam público do VII Festival de Tortas | aRede
PUBLICIDADE

Projetos da educação encantam público do VII Festival de Tortas

Evento recebeu mais de 5 mil pessoas e apresentou à comunidade os projetos educacionais

Imagem ilustrativa da imagem Projetos da educação encantam público do VII Festival de Tortas
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Evento recebeu mais de 5 mil pessoas e apresentou à comunidade os projetos educacionais

O Festival de Tortas, nesta VII edição, realizado no último final de semana, foi palco para a apresentação da 'Rota do Conhecimento e das Cabeças Cheias de História' projeto da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Carambeí (SMEC). Durante os dois dias do evento, a Rota do Conhecimento ganhou evidência e se consagrou como um roteiro de Turismo Pedagógico que leva alunos a conhecerem com riqueza de detalhes as histórias dos municípios envolvidos. 

O espaço com imagens do projeto desenvolvido este ano com alunos das Escolas Municipais Tônia Harms, de Carambeí e Dr. Jahyr Lopes, de Castro assim como a presença das duas esculturas do índio e da Sinhara de Carambeí que integram as 'Cabeças Cheias de Histórias', atraíram  professores, turismólogos, estudantes, entre outros interessados. O deputado estadual Alexandre Cury (PSB) foi um dos visitantes que se encantou com o projeto.

A secretária Municipal de Educação e Cultura idealizadora do projeto, Ana Wieslava Kaspchak, explica que a razão do Rota do Conhecimento é levar os alunos da Rede Municipal de Ensino das escolas de Carambeí e demais municípios evolvidos a vivenciarem um intercâmbio cultural, uma viagem no tempo, resgatando a sua memória cultural, a sua origem, os seus costumes, a sua gastronomia, entre outros, através de experiências transformadoras de ensino dentro do Turismo Pedagógico, o qual estimulará o desenvolvimento do seu conhecimento histórico dentro do meio em que vivem.

Ela ressalta que o projeto  conta com a parceria da, Associação Parque Histórico de Carambeí e da  Secretaria Municipal de Educação de Castro. "Este ano trabalhamos somente com Castro, porém queremos estender para Ponta Grossa, visto que também temos ligação histórica com esse município. Para 2020 mais escolas de Castro e Carambeí, além de Ponta Grossa irão integrar esse intercâmbio cultural por meio do Turismo Pedagógico proposto pela 'Rota do Conhecimento e Cabeças cheias de Histórias'", detalha Ana Wieslava.

A secretária comenta que a apresentação do projeto no Festival de Tortas foi fundamental para a divulgação e principalmente para avaliação. "Registramos a opinião dos inúmeros visitantes  que enfatizarem a importância do projeto como uma ferramenta fundamental para valorização e resgate  da cultura local e regional além de despertar e fortalecer nos alunos o sentimento de pertencimento e orgulho das suas histórias e de suas cidades", revela.

A "Rota do Conhecimento e as Cabeças Cheias de História" estarão no 3º Salão de Turismo dos Campos Gerais que integra a Feira do Paraná que acontecerá de 18 a 27 de outubro no Centro de Eventos  de Ponta Grossa.

 Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE