Fiéis preparam peregrinação em Tibagi | aRede
PUBLICIDADE

Fiéis preparam peregrinação em Tibagi

Na próxima sexta-feira (14), centenas de pessoas são esperadas para participar da caminhada de aproximadamente 14 km

Imagem ilustrativa da imagem Fiéis preparam peregrinação em Tibagi
-

da redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Fiéis e peregrinos do Monge São João Maria esperam todos os anos pela madrugada de sexta-feira que antecede a Páscoa para fazer a peregrinação até o olho d’água por onde o monge passou em Tibagi. Na próxima sexta-feira (14), centenas de pessoas são esperadas para participar da caminhada de aproximadamente 14 km que terá seu início às 4 horas, com saída programada da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), com destino ao Olho D’Água, no bairro Guartelá.

De acordo com a funcionária da Setur, Simone Brustolim, há diversos relatos apontando a passagem de João Maria de Santo Agostinho ou João Maria de Jesus por várias regiões do Estado. Tibagi está na rota e hoje pode ser considerado um dos principais centros de devoção do Monge. “A exemplo do seu predecessor, ele teria passado cerca de três meses na gruta da Lapa tomando águas das bicas e pregando ensinamentos ao povo. Suas lições iam de conselhos espirituais às previsões do futuro. Em Tibagi, em Ponta Grossa e em pelo menos mais 39 lugares do Paraná, teria, igualmente, abençoado fontes d'água que, segundo dizem, são milagrosas”, explicou.

Desde 2015, a prefeitura, através da Setur, realiza a romaria. Mas a tradição é antiga e os tibagianos fiéis já fazem esse percurso desde 1960, em todas as sextas-feiras santas. 

Inscrições

Nesta quinta-feira (13) a secretaria estará aberta das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30 para fazer inscrições. Interessados podem procurar a Setur. No dia da caminhada, a secretaria abrirá as portas já a partir das 2 horas da madrugada para receber os caminhantes. A partir das 3 horas, funcionários da Secretaria Municipal de Esporte e Recreação (Sero) estarão à disposição dos peregrinos para fazer alongamento e exercícios físicos antes do início da caminhada. Uma ambulância e um técnico de enfermagem, cedidos pela Secretaria Municipal de Saúde, também farão acompanhamento durante a peregrinação para atender qualquer emergência que possa ocorrer.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE