Centro de Excelência irá ampliar cadeia leiteira nos Campos Gerais
O Senar busca desenvolver e qualificar profissionais por meio de formação técnica e prática, voltada para a gestão eficiente e sustentável da pecuária de leite

Novos investimentos em inovação para a cadeia leiteira do Paraná e o setor agro do Estado estão sendo realizados em Castro, nos Campos Gerais. Um dos projetos é a criação de um laboratório de biotecnologia do leite, que contará com aporte do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Os investimentos previstos podem chegar a R$ 40 milhões. A expectativa é que o Centro de Excelência do Leite inicie suas atividades em 2027, com capacidade para formar até 500 profissionais por ano.
O empreendimento será construído em uma área de quatro hectares, ao lado do Parque Tecnológico Agroleite, com 4,3 mil metros quadrados de área construída, distribuídos em oito blocos de salas de aula e laboratórios.
No espaço, funcionará um complexo educacional voltado à formação de mão de obra para a cadeia láctea, em nível técnico e especializado.
A escolha do município para abrigar o Centro de Excelência em Leite levou em consideração, entre outros aspectos, a sua relevância para a cadeia produtiva. Reconhecida por lei federal como “Capital Nacional do Leite”, Castro tem um rebanho de mais de 53,4 mil vacas ordenhadas, com produção média anual de 8,4 mil litros por animal. A média nacional é de 2,2 mil litros por vaca/ano. O desempenho em produtividade de Castro se aproxima de líderes da pecuária leiteira mundial, como Estados Unidos e Alemanha, e supera o de países como França e Nova Zelândia.
Para o diretor de Inovação e Conhecimento do Senar, André Sanches, a escolha de Castro foi estratégica. “Não havia lugar melhor para esse centro do que aqui, no município de Castro. O Senar é totalmente focado na formação de mão de obra qualificada, atendendo as particularidades de cada estado produtor. Aqui, vamos produzir conhecimento e tecnologia para atender qualquer produtor de leite do Brasil”, afirmou.
O secretário Municipal de Agricultura, Reinaldo Cardoso Filho, também acolheu a proposta e reforçou a intenção de cooperação da Prefeitura com o Senar. “Além de suprir a carência de profissionais especializados para atender às necessidades dos produtores rurais, o Centro ainda terá uma infraestrutura para análises laboratoriais de alta qualidade que pode prestar serviços aos pecuaristas e fortalecer a segurança alimentar”, indica Reinaldo Cardoso Filho.
OBJETIVO
O foco principal do Centro de Excelência é o ensino técnico, porém sua utilização pode ser mais abrangente, com graduações e pós-graduações, inclusive a distância. O Centro deve ter abrangência nacional, é uma iniciativa do Senar Nacional em parceria com o Sistema Faep, por meio do Senar-PR, e o Município de Castro.
O objetivo é desenvolver e qualificar profissionais por meio de formação técnica e prática, voltada para a gestão eficiente e sustentável da pecuária de leite. Entre os cursos avançados que podem ser ofertados no local estão Especialização Técnica em Bovinocultura de Leite e Técnico em Agronegócio, por exemplo.
GALERIA DE FOTOS
Anuário 'Caminhos do Paraná'
Este conteúdo integra a 17ª edição do anuário do Grupo aRede, intitulado "Caminhos do Paraná", cujo tema central é "A Força do Agro". A publicação mudou o nome de "Caminhos dos Campos Gerais" para "Caminhos do Paraná", expandindo o foco para todo o estado. Com mais de 200 páginas, esta é a maior edição da história do projeto editorial. O livro detalha a força do agronegócio paranaense, abordando tecnologia, sustentabilidade e cooperativismo diante de centenas de lideranças regionais.

























