PG sediará a ‘Caravana FertBrasil’ neste mês | aRede
PUBLICIDADE

PG sediará a ‘Caravana FertBrasil’ neste mês

Objetivo é debater a crise provocada pela falta de fertilizantes e capacitar os participantes

Evento está percorrendo inúmeras cidades do país, discutindo e levando qualificação
Evento está percorrendo inúmeras cidades do país, discutindo e levando qualificação -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Objetivo é debater a crise provocada pela falta de fertilizantes e capacitar os participantes 

Ponta Grossa é uma das quatro cidades polo do Paraná que irão receber, entre 21 e 24 de junho, a Caravana Embrapa FertBrasil, iniciativa que já passou por Mato Grosso do Sul e São Paulo e irá percorrer 48 regiões agrícolas brasileiras. O objetivo é debater a crise provocada pela falta de fertilizantes, assim como capacitar os participantes para incrementar as estratégias para racionalização no uso de insumos e estimular a adoção de boas práticas de manejo das culturas. Em Ponta Grossa, o evento ocorrerá no dia 24, e as inscrições, gratuitas, estão abertas a todos os interessados, pela internet (neste link: https://bit.ly/3zs4kR8). Também receberão os encontros as cidades de Guarapuava (21/05), Cascavel (22) e Londrina (23).

“Os pesquisadores da Embrapa e os nossos parceiros no Paraná estão reunidos em uma força-tarefa para compartilhar as tecnologias e os conhecimentos que podem aumentar a eficiência no uso de fertilizantes, assim como estimular a adoção de práticas sustentáveis para maximizar a produtividade, reduzir custo e aumentar a renda dos produtores”, explica Alexandre Nepomuceno, chefe-geral da Embrapa Soja (Londrina -PR).

“Nossa expectativa é auxiliar na superação da crise provocada pela falta e pelo alto custo dos fertilizantes, por meio de capacitação e da troca de conhecimentos, estabelecendo um diálogo entre a pesquisa e o setor produtivo e propondo soluções tecnológicas para atender as necessidades de cada região”, ressalta Nepomuceno.

O IDR-Paraná irá contextualizar a situação paranaense, detalhando os sistemas de produção regionais e locais e o uso de fertilizantes. De acordo com Sandro Cesar Albrecht, coordenador do projeto Grãos, do IDR - Paraná, o Estado se destaca na produção nacional de grãos, sempre com altas produtividades. Para ele, a fertilidade do solo e o uso correto de fertilizantes é condição básica para o sucesso da lavoura. “A adubação das lavouras representa aproximadamente 40% do custo de produção, mas com tendência de alta devido à crise internacional de fornecimento deste insumo”, diz.

A Caravana Embrapa FertBrasil é uma ação realizada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Embrapa e da Rede FertBrasil, com o patrocínio da Bayer, Bioma, Climate Field View e da Rede ILPF, apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), do Sistema OCB, da Sinprifert e do Banco do Brasil. No Paraná, a iniciativa conta com o apoio da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP / Senar), Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), Conselho Regional de Engenharia Agronômica (CREA), Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná, e Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná).

Programação possui cinco módulos

O encontro será dividido em cinco módulos e ocorre pela manhã, das 8h às 12h30, no Centro de Eventos do Bourbon Hotel (Rua Jacob Holzmann, 219, Olarias). Os temas dos módulos são: ferramentas para o planejamento agrícola: onde e quando plantar?; (2) boas práticas para o uso eficiente de fertilizantes e insumos para a nutrição de plantas; (3) novas tecnologias para suprimento eficiente de nutrientes às plantas; (4) uso de tecnologias digitais e sistemas de informação para recomendação de fertilizantes e insumos para a nutrição de plantas; e (5) tecnologias e práticas de manejo para a sustentabilidade agroambiental.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE