Ceasa só será viável com a organização de produtores | aRede
PUBLICIDADE

Ceasa só será viável com a organização de produtores

Município trabalha na aproximação dos produtores, para a criação de associações e cooperativas em Ponta Grossa

Município trabalha junto aos produtores na viabilização de uma Ceasa em Ponta Grossa
Município trabalha junto aos produtores na viabilização de uma Ceasa em Ponta Grossa -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Município trabalha na aproximação dos produtores, para a criação de associações e cooperativas em Ponta Grossa

O trabalho para a consolidação de uma Central de Abastecimento (Ceasa) em Ponta Grossa segue em andamento pela Prefeitura Municipal. Projeto discutido há muitos anos na cidade, para que se torne viável e sustentável, é necessário uma aproximação maior entre os produtores, e é nesse âmbito que o município, através da secretaria municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), trabalha junto a eles. Através desse trabalho de fomento, através da criação de associações e cooperativas, a médio prazo, a secretaria acredita que seja viável a formalização da Central “nos próximos anos”, de forma que traga benefícios não apenas para o atacado, mas também os agricultores familiares. 

“A Secretaria de Agricultura informou que tem realizado inúmeras reuniões com horticultores do município e também de cidades vizinhas, para entender quais os desafios que o pequeno agricultor enfrenta diante da produção e comercialização de seus produtos. “Nestas reuniões é discutida a necessidade dos produtores de se organizarem em associações e cooperativas, tornando assim viável a instalação de uma Central de Abastecimento, pensando sempre em fomentar a produção local. Ressalta-se que nessas reuniões, algumas associações e cooperativas, já formadas, estão servindo como base para o projeto, que está em andamento”, informa o secretário da pasta, Bruno Costa. 

Além dessa auxílio na formalização de associações e cooperativas, há a organização da produção por sazonalidade de produtos hortifrúti, e também o auxílio em campo dos técnicos da SMAPA, que tem por objetivo aumentar a produção com aplicação de inovações tecnológicas. Isso é necessário diante do cenário atual. “. Os produtos hortifrutigranjeiros produzidos em nossa cidade e de cidades vizinhas, são de pequenas propriedades, cujos proprietários são chefes de famílias e que muitas vezes não têm estrutura suficiente para manter o negócio girando e rendendo lucros médios. Produzem o suficiente para a subsistência da família. A inovação tecnológica também ainda é algo distante da agricultura familiar”, completa Costa. 

PG conta com 450 produtores ligados à hortifruticultura 

De acordo com o governo do estado, através do IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural), são registradas 191 propriedades que se dedicam a horticultura, com aproximadamente 450 produtores ligados diretamente ao cultivo de frutas, verduras e legumes na cidade. O projeto poderá ser executado através de uma parceria público-privada, porém, independente das parcerias, o projeto necessitará, segundo a secretária, do apoio e parceria com o governo do Estado, mediante convênio, a ser formalizado nas diretrizes legais. “O benefício principal de uma central de abastecimento é a segurança alimentar de Ponta Grossa e região, o comércio justo dos envolvidos no processo, além do fomento da produção local e da região dos Campos Gerais”, conclui Costa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE