Excesso de chuva reduz safra de trigo do Paraná em 34% | aRede
PUBLICIDADE

Excesso de chuva reduz safra de trigo do Paraná em 34%

Produção estimada caiu para 1,9 milhão de toneladas, com perdas de produtividade e problemas na qualidade dos grãos

Excesso de chuvas durante a colheita prejudicou a produtividade e a qualidade do trigo no Paraná
Excesso de chuvas durante a colheita prejudicou a produtividade e a qualidade do trigo no Paraná -

Publicado por Eduarda Gomes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A produção de trigo do Paraná deve alcançar 1,9 milhão de toneladas em 2026, volume 34% inferior ao registrado no ano passado, quando foram colhidas 2,88 milhões de toneladas. A revisão foi divulgada nesta quinta-feira (29) pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab-PR), no Boletim Conjuntural.

Segundo o levantamento, o excesso de chuvas durante a colheita prejudicou a produtividade e a qualidade dos grãos, principalmente nas lavouras de cultivo tardio. Dos 54 sacas por hectare inicialmente projetados, o rendimento médio estimado foi reduzido para 44 sacas por hectare, uma queda de aproximadamente 18%.

Além das perdas de produtividade, a área destinada ao trigo diminuiu 12% em relação à estimativa inicial considerada pelo Deral. A combinação dos dois fatores contribuiu para a redução da produção esperada.

Até o levantamento divulgado nesta semana, 88% da área estimada de trigo no estado já havia sido colhida. O departamento também apontou restrições de oferta para a indústria em razão dos problemas de qualidade dos grãos.

A redução da produção de trigo faz parte de um cenário mais amplo de perdas nos grãos de inverno. A estimativa atual para o conjunto das culturas de aveia, canola, centeio, cevada, trigo e triticale é de 2,84 milhões de toneladas, queda de 28% em relação a 2025.

Com supervisão: Mário Martins.

CONTEÚDO DE MARCA

PUBLICIDADE