Chuvas contínuas no Paraná prejudicam o andamento das lavouras
Excesso de umidade interrompe trabalhos no campo, enquanto culturas de inverno enfrentam problemas na reta final da colheita

As chuvas que atingiram o Paraná na última semana dificultaram o andamento do plantio e da colheita de diversas culturas. O cenário é apontado no Boletim de Condições de Tempo e Cultivo do Departamento de Economia Rural (Deral), referente ao período de 29 de setembro a 5 de outubro.
Segundo o levantamento, o estado registrou tempo instável no início da semana, com chuvas e tempestades mais frequentes nas regiões Oeste, Sudoeste e Sul. A partir de 1º de outubro, as instabilidades aumentaram e uma frente fria avançou pelo Paraná, provocando chuvas fortes e temporais. Na segunda-feira (05), o tempo permaneceu mais nublado, chuvoso e com temperaturas mais baixas, principalmente nas regiões Sul e Leste.
PLANTIO DA SOJA
Uma das principais culturas da safra 2026/27, a soja teve o plantio prejudicado pelas janelas curtas entre os períodos de chuva. De acordo com o Deral, 36% da área prevista já havia sido plantada até 5 de outubro.
Do total implantado, 99% das lavouras estavam em boas condições e 1% em condição média. Em relação ao desenvolvimento, 31% das áreas estavam em germinação e 69% em desenvolvimento vegetativo.
O avanço da semeadura ocorre de maneira diferente entre as regiões. Em algumas áreas, o trabalho foi acelerado ou já terminou, enquanto em outras permanece em ritmo lento. A expectativa é de maior concentração do plantio ao longo de outubro, desde que as condições climáticas permitam.
O excesso de umidade também dificulta a realização de pulverizações para controle de pragas e doenças e favorece o aparecimento de plantas daninhas.
PLANTIO DE MILHO, FEIJÃO E BATATA
O plantio do milho da primeira safra alcançou 78% da área estimada no Paraná. Das lavouras já implantadas, 93% estavam em boas condições e 7% em condição média. O excesso de chuvas, no entanto, tem atrasado a semeadura em algumas regiões e dificultado o controle de pragas e doenças.
No caso do feijão da primeira safra, 52% da área prevista já havia sido plantada. As lavouras apresentavam, de modo geral, boas condições, mas as operações também sofreram interrupções em razão da instabilidade climática.
A batata da primeira safra tinha 65% da área plantada. O retorno das chuvas interrompeu novamente os trabalhos e dificultou tanto a implantação de novas áreas quanto o manejo das lavouras já instaladas.
COLHEITA DE TRIGO E CEVADA
Entre as culturas de inverno, trigo e cevada estão entre as mais afetadas pela sequência de dias chuvosos.
A colheita do trigo está na reta final em diversas regiões, mas depende de períodos de tempo firme para avançar. As chuvas têm atrasado os trabalhos e aumentado o risco de perda de qualidade dos grãos que permanecem no campo.
O levantamento aponta ainda relatos de produtividade abaixo do esperado e predominância de classificações de menor qualidade em parte das áreas remanescentes. Nas lavouras que ainda estão em formação de grãos, permanece a pressão de doenças.
A cevada também teve a colheita prejudicada pelo excesso de umidade. Nas áreas já colhidas, a qualidade dos grãos foi considerada boa, com a maior parte da produção destinada à fabricação de malte. Já as lavouras ainda em formação de grãos enfrentam risco de doenças e comprometimento da qualidade.
HORTALIÇAS E FRUTAS
O impacto das condições climáticas também aparece em culturas de menor ciclo. A produção de hortaliças vem sendo afetada pelo excesso de precipitações, elevada umidade e variação de temperatura.
O Deral registrou atrasos no preparo de canteiros, plantio e colheita, além de prejuízos no desenvolvimento de culturas como alface, brócolis, cebolinha, couve-flor, repolho, rúcula e salsa. Temporais acompanhados de vento forte e granizo também provocaram danos em estufas e outras estruturas de cultivo.
Na produção de frutas, as chuvas persistentes têm prejudicado ou paralisado colheitas em algumas regiões. A dificuldade de acesso às áreas produtoras também interfere no transporte e no escoamento da produção.
PASTAGENS
Apesar dos prejuízos provocados pelo excesso de chuva em diferentes atividades agrícolas, as condições de umidade têm favorecido as pastagens. De acordo com o boletim, as áreas apresentam, de modo geral, bom desenvolvimento, proporcionando oferta adequada de forragem para os animais.
O cenário, porém, segue condicionado à evolução do tempo nos próximos dias, especialmente para culturas que dependem de períodos de solo mais seco para avançar com plantio, manejo ou colheita.
Com supervisão: Mário Martins.



