FAEP garante continuidade de cursos para motoristas especializados no PR | aRede
PUBLICIDADE

FAEP garante continuidade de cursos para motoristas especializados no PR

Detran/PR prorrogou até dezembro o credenciamento. Entidade trabalha para garantir autorização permanente

Sistema FAEP segue autorizado a ministrar cursos de transportes especializados
Sistema FAEP segue autorizado a ministrar cursos de transportes especializados -

Publicado Por Milena Batista

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Detran/PR prorrogou até 31 de dezembro deste ano o credenciamento do Sistema FAEP para ministrar cursos de formação e reciclagem em transportes especializados, incluindo transporte de passageiros, movimentação operacional de produtos perigosos (MOPP), transporte de veículos de emergência e cargas indivisíveis. A princípio, o credenciamento se encerraria em 30 de junho devido à Resolução Contran 1.020/2025, que mudou a lista de entidades autorizadas a ministrar esses treinamentos, citando apenas o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat). O documento deixou de listar outros integrantes do “Sistema S”, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PR), entre os autorizados.

Frente à situação, o Sistema FAEP protocolou junto ao Detran/PR um pedido de reconsideração, solicitando autorização para continuar a conduzir os cursos. Em resposta, o órgão estadual concedeu prorrogação até o fim do ano. O Sistema FAEP segue trabalhando por uma alteração na resolução que garanta autorização permanente.

“O Sistema FAEP tem, há mais de uma década, uma grande demanda pelos cursos de transportes especializados. Existe, além disso, uma taxa muito elevada de aprovação, o que indica que os nossos treinamentos implicam em formação efetiva”, diz Ágide Eduardo Meneguette, presidente do Sistema FAEP. “A manutenção do credenciamento é fundamental para a continuidade da nossa política de formação, com reflexos na segurança viária e conformidade legal no meio rural”, complementa.

Entre 2014 e 2026, o Sistema FAEP realizou 949 cursos de transporte especializado. Foram 15.405 condutores inscritos e 14.958 aprovados, o equivalente a 97%.

“Os cursos do Sistema FAEP alcançam públicos rurais que, muitas vezes, não dispõem de acesso facilitado a centros urbanos. Portanto, nossas capacitações fazem a diferença para o produtor que depende delas para o exercício de suas atividades e que, além disso, está exposto a riscos específicos do trânsito rural”, diz Meneguette.

Na lista de cursos ofertados pelo Sistema FAEP estão “Condução de veículos de emergência”, “Transporte de cargas indivisíveis”, "Movimentação e operação de produtos perigosos – MOPP”, "Transporte de passageiros”, entre outros. Mais informações e orientações sobre inscrição estão disponíveis no site sistemafaep.org.br.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right