Show Rural recebe primeiro CEP Rural do Paraná
Iniciativa estadual utiliza coordenadas do Cadastro Ambiental Rural para criar um endereço digital

O presidente do Show Rural Coopavel 2026, Dilvo Grolli, e o coordenador geral do evento, Rogério Rizzardi, receberam, na quarta-feira, 11, o primeiro CEP Rural do Paraná. A entrega foi feita pelo superintendente regional de Desenvolvimento Territorial, Benno Henrique Doetzer. O CEP Rural é uma iniciativa do governo do Estado resultante da implantação da plataforma Paraná Mais Sustentável. A placa entregue a Dilvo e a Rizzardi é comemorativa e representa um grande avanço à integração de todo o Estado.
Benno informa que a base cadastral do CAR (Cadastro Ambiental Rural), validado pelo Estado, permite ao produtor gerar uma coordenada na propriedade, fazendo com que ela se torne o seu endereço eletrônico digital. Isso permite, conforme o superintendente, que ele receba encomendas, inclusive pedidos de apps de alimentação, e ainda fazer rotas, gerando conforto e comodidade ao campo a exemplo do que acontece nas áreas urbanas.
Esse recurso possibilita, além do recebimento de encomendas, a utilização de aplicativos de localização, o que faz uma diferença enorme a empresas que atuam no ramo logístico. Cria-se um ciclo virtuoso com tudo isso, conforme Benno, porque, além dos aplicativos e do produtor beneficiado, o CPF Rural traz facilidades aos comerciantes que utilizam plataformas para vender e que precisam fazer suas encomendas chegar ao destino.
O governo lançou recentemente também o aplicativo Rotas Rurais. Ele facilita o acesso a um determinado local e possibilita ao usuário receber informações adicionais sobre o percurso. O usuário consegue, por exemplo, saber se a estrada é ruim, se é asfaltada, se há algum problema em pontes. Esse recurso possibilitará ainda a potencialização de negócios no meio rural, a exemplo do turismo rural e agroindústrias, pontua Benno.
Com informações: Show Rural Coopavel.




















