Educação ambiental tem amplo destaque em Ortigueira
Ações práticas, construção de horta em garrafa pet e uso da videoaula do Vamos Ler e Tetra Pak sobre reciclagem foram utilizadas no terceiro ano A da Escola Doutor Getúlio Vargas
Publicado: 31/10/2024, 13:20
O terceiro ano A da Escola Municipal Doutor Getúlio Vargas, em Ortigueira, da professora Joseli Aparecida dos Santos Fernandes, desenvolveu um trabalho sobre educação ambiental que contou com a videoaula do Vamos Ler – Geração Digital em parceria com a Tetra Pak. A docente destaca que, por meio deste tema, pode-se transformar e melhorar os pensamentos, ações e práticas degradadoras do meio ambiente.
“Portanto, a construção de hortas de garrafas pet pelos alunos do terceiro ano da professora Joseli se apresentou como uma excelente ferramenta para gerar conhecimento, tornando-se um elemento capaz de desenvolver a interdisciplinaridade entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Ciências, Geografia. A experiência possibilitou aos alunos praticar uma maior conscientização sobre questões ambientais por meio da construção de suas próprias hortas de garrafas pet. Além disso, buscou-se que as iniciativas ultrapassassem o ambiente escolar e, principalmente, chegassem à residência dos alunos tornando o conhecimento acessível também para as famílias”, aponta a educadora.
Dessa forma, num primeiro momento, os alunos realizaram pesquisas na internet com a palavra pet, biodegradável, reutilizar e reciclar. A partir desses conhecimentos, os alunos assistiram a várias videoaulas, como a de cuidar do meio ambiente, o que são materiais renováveis e recicláveis, por meio da produção da Tetra Pak e Grupo aRede. Segundo Joseli, o vídeo teve a intenção de promover a educação ambiental de um modo mais didático, informativo e atrativo para cuidar do meio ambiente.
GALERIA DE FOTOS
“No segundo momento a professora propôs aos alunos uma atividade com o tema ‘Pet na horta’, que foi orientado e conduzido a construção de uma horta na garrafa pet, onde anteriormente os alunos já haviam reservado uma garrafa pet na escola. Seguindo as orientações da professora, os alunos foram desafiados com uma reflexão: se você fosse fazer sua própria horta, o que plantaria? Por quê? Seria uma horta bem diversificada?”, aponta a professora.
Para complementar, a docente cita que, em relação à construção das horas, obteve-se um maior compromisso e comprometimento por parte das crianças em relação às práticas e conceitos ambientais e que os alunos, ao final da atividade, perceberam a importância de garrafa pet e questionaram quais seriam as próximas atividades envolvendo educação ambiental, o que demonstraram grande interesse por parte dos educandos em relação à prática.
“Portanto, a atividade prática buscou a melhoria da conscientização ambiental por meio de iniciativas que ultrapassaram o ambiente escolar e, principalmente, tornando o conhecimento acessível também para as famílias e para a localidade que estão inseridas. Os alunos aprenderam um modo novo de relação com a alimentação e o meio ambiente, despertando o interesse por serem beneficiados com algo que tenha sido produzido por eles, e no próprio ambiente escolar”, conclui a educadora.
Acesse o blog escolar da Escola Doutor Getúlio Vargas clicando aqui.