PUBLICIDADE

Visita ao Museu Campos Gerais empolga alunos de PG

A turma do quinto ano A da Escola Municipal Professora Alda dos Santos Rebonato, foi a primeira classe de Ponta Grossa a conhecer a exposição temática sobre a história do município

A exposição possibilitou aos estudantes conhecer os mais variados aspectos da formção e da história de Ponta Grossa
A exposição possibilitou aos estudantes conhecer os mais variados aspectos da formção e da história de Ponta Grossa -

João Gabriel Vieira

@Siga-me

Os alunos do quinto ano A da Escola Municipal Professora Alda dos Santos Rebonato, orientados pela professora Maria Rosa da Silva Lazarotto, realizaram uma visita ao Museu Campos Gerais e tiveram a oportunidade de conhecer aspectos históricos e socioculturais da cidade de Ponta Grossa ao acompanhar a exposição ‘Duzentos’. A visita é parte dos conteúdos e atividades propostas pela iniciativa ‘200 Vezes PG’, realizada pelo projeto Vamos Ler - Geração Digital para celebrar o bicentenário da cidade.

A professora relatou que os estudantes sempre se mostraram muito participativos e interessados em relação a temas ligados a história do país e do município, e que após desenvolver várias reflexões sobre a história de Ponta Grossa em sala, observou o interesse que os alunos tinham em ampliar seus conhecimentos. E quando a oportunidade de visitar o Museu Campos Gerais surgiu, através do projeto Vamos Ler, a empolgação foi contagiante.

O diretor de ações educativas do museu, Ilton Martins, foi o guia durante a aventura, que teve início com uma lenda africana. Na sequência os alunos conheceram a exposição “Muirapiranga no Paraná”, onde todos vivenciaram uma experiência de reflexão sobre a natureza. A exposição composta por esculturas e gravuras entrelaça as mitologias e a cultura corporal de comunidades indígenas do Xingu. As crianças também observaram alguns artefatos utilizados pelos indígenas que habitavam a região dos Campos Gerais muito antes da criação de Ponta Grossa.

“Ficou evidente nos olhares atentos que a cada novo acervo que conheciam a imaginação e a criatividade se aprofundavam. Os aprendizados foram inúmeros, as crianças ficaram deslumbradas com as câmeras de TV antigas e todos os materiais da imprensa local expostos. Puderam exercitar também o respeito à diversidade durante a observação de diferentes objetos religiosos”, contou a educadora.

Para finalizar a visita, os alunos conseguiram de maneira lúdica vivenciar o passado e o presente juntos, ao observarem fotografias antigas refletidas no chão, enquanto outros estudantes sentaram-se em bancos centenários de um antigo cinema local e assistiram a documentários sobre os temas da exposição.

“Gostaria de destacar que com toda certeza a visita ao museu pode ampliar a visão de mundo dos nossos alunos, estimulando a curiosidade e despertando a consciência sobre a importância de se preservar a nossa história e a nossa cultura”, destacou a educadora.

Acesse o blog da Escola Alda Rebonato

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE