PUBLICIDADE

Aula de química entusiasma alunos no Sagrada de Ipiranga

A turma do primeiro ano A do Colégio Sagrada Família de Ipiranga realizou um “bingo químico” com o intuito de fixar os conteúdos trabalhados na disciplina

A atividade reforçou os conceitos desenvolvidos em sala de maneira prazerosa e divertida
A atividade reforçou os conceitos desenvolvidos em sala de maneira prazerosa e divertida -

João Gabriel Vieira

@Siga-me

Os alunos do primeiro ano A do Colégio Sagrada Família de Ipiranga, orientados pela professora Joslaine Kosman, realizaram um "bingo químico" com o intuito de desenvolver os conceitos sobre os elementos químicos e algumas propriedades da tabela periódica.

Para a realização foram instituídas regras: o vencedor deveria completar a cartela cheia, no caso de haver dois ou mais ganhadores na mesma rodada o desempate seria realizado tirando a “pedra maior”, que neste caso seria o número atômico maior e haveriam 3 premiações (1º, 2º e 3º lugar).

Hora do Jogo

Depois que cada aluno escolheu a sua cartela com alguns símbolos dos elementos químicos a professora iniciou o jogo.

“O bingo foi cantado falando o nome do elemento químico sorteado, e assim, o aluno deveria encontrar o símbolo correspondente em sua cartela. Em caso de dificuldade, a tabela periódica poderia ser consultada para encontrar o símbolo do elemento químico. Quem encontrasse primeiro, poderia ajudar os colegas falando o número atômico ou grupo que o elemento químico pertencia”, explicou a professora.

Ainda segundo Joslaine a diversão foi garantida, pois muitos dos elementos os alunos já conheciam e não tiveram dificuldade em marcar, já os elementos que não são comumente usados foram a grande disputa entre alunos para ver quem encontrava primeiro na tabela periódica, deixando o jogo ainda mais empolgante.

“Tivemos que fazer o desempate do 3° colocado, já que dois alunos completaram a cartela cheia. Cada um pegou um elemento químico de dentro do saquinho e o qual tivesse o número atômico maior, seria o vencedor da rodada”, contou a educadora.

Após o jogo foram realizadas as premiações de 1º, 2º e 3º lugar, sendo entregue a cada vencedor um prêmio simbólico, para ficar registrado consigo a lembrança da atividade.

“Esse jogo ajuda muito os alunos a assimilar o nome dos elementos químicos com o seu respectivo símbolo, compreender que a tabela periódica foi organizada em ordem crescente de número atômico, e também, identificar qual grupo ou família o elemento pertence”, complementou Joslaine.

Acesse o blog escolar do Colégio Sagrada Família de Ipiranga

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE