PUBLICIDADE

Abordagens do Maio Laranja ocorrem em turma de Reserva

Contextualização, materiais e produções sobre a campanha contra o abuso e exploração sexual infantil engajaram os alunos do 5º ano A da Escola Elvira Rosas

Temática tem grande relevância e marca o dia 18 de maio
Temática tem grande relevância e marca o dia 18 de maio -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me

O Maio Laranja foi tema de um trabalho entre os dias 16 a 18 de maio no 5º ano A da Escola Municipal Elvira Rosas, em Reserva. A professora Emelda Ione Naegeler de Souza comenta que o trabalho iniciou com explicação para a turma sobre o motivo das atividades a serem executadas, esclarecendo o porquê da campanha (por meio do caso Araceli), significado de abuso sexual e do símbolo – uma flor, lembrança dos desenhos da primeira infância e associação à fragilidade desta planta e de uma criança.

“Em seguida, foi exibido o filme ‘O Segredo’. Os alunos assistiram com atenção e interesse pelo filme. Depois, foi realizada uma reflexão, perguntas e roda de conversa abordando o tema do filme com a vida de cada um, proporcionando uma socialização, fortalecimento de vínculo e verbalização das ideias. Também, houve a possibilidade de passar algumas orientações e cuidados com o corpo e redes sociais, salientando o cuidado com a abordagem de pessoas desconhecidas”, aponta a educadora.

A docente também relata que, após o filme e roda de conversa, houve atividades como interpretação de texto, desenhos e produção de um panfleto para assimilarem melhor o conteúdo, bem como expressão das ideias e criatividade. Para complementar, Emelda pontua que a maioria dos educandos escolheu confeccionar os trabalhos embasados na representação do símbolo da campanha.

“Houve grande interação e troca de experiências entre as crianças da classe. Quando necessário, intervi para o melhor entendimento das atividades, com a finalidade de incentivar a atitude delas em não terem medo de se proteger e, de maneira alguma, ter segredos com os seus responsáveis, mesmo que digam para não contar, façam ameaças, elas não deverão nunca ter medo de falar a verdade para seus responsáveis e sempre estarem espertas a qualquer atitude suspeita no sentido de estranhos, vizinhos, amigos e até mesmos parentes”, elenca a professora.

Para concluir o relato, a educadora explica que as atividades foram finalizadas com os educandos cantando a música ‘O seu corpo é um tesourinho’, que transmite bem e claramente a importância do diálogo, para não guardarem segredos sobre o assunto, visto se tratar de um crime e que a educação sexual infantil é o melhor caminho para proteger e prevenir.

Acesse o blog escolar da Escola Elvira Rosas clicando aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE