PUBLICIDADE

Dia do Índio conta com grande destaque em Ortigueira

Contextualização da data 19 de abril, uso do dicionário para pesquisas de palavras de origem indígena e sintonia com o Dia do Livro movimentaram o 5º ano da Escola Manuel Bandeira

Educador destacou importância de trabalhar o tema com educandos
Educador destacou importância de trabalhar o tema com educandos -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me

O Dia dos Povos Indígenas teve grande adesão no 5º ano A da Escola Manuela Bandeira, em Ortigueira. O professor Eder Luiz Balbino comenta a data é comemorada nos países da América devido ao 1º Congresso Indigenista, que ocorreu nesta mesma data em 1940, no município de Pátzcuaro, estado de Michoacán, no México.

“Diversas autoridades governamentais e vários líderes indígenas estavam presentes. Durante o evento foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, com sede no México. Em 2022, através da Lei nº 14.402, de 8 de julho, a comemoração passou a ser chamada oficialmente de Dia dos Povos Indígenas”, aponta o educador.

Na turma, o docente cita que em 19 de abril houve um trabalho em grupo com uso do dicionário, para buscar as seguintes palavras de origem indígena: Maracanã, Ipanema, Itu, pororoca, tucunaré, uirapuru, caju, pitanga e Iara.

“Devido 18 de abril ser o Dia do Livro, foi aproveitada a data e trabalhada a leitura dos livros de algumas das lendas também de origem indígena: Lenda da Mandioca, Lenda do Guaraná. Nós, professores, não podemos deixar passar essa data em realizar alguma atividade/evento para recordar a importância da cultura indígena na formação do povo brasileiro”, conclui Eder.

Acesse o blog escolar da Escola Manuel Bandeira clicando aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE