PUBLICIDADE

Tangram estimula raciocínio lógico de alunos em Reserva

Trabalho com jogo matemático teve ampla adesão e sadia competição nas turmas de 4º e 5º anos da Escola Ataíde Mendes Batista

Iniciativa trouxe outros ganhos intelectuais aos educandos
Iniciativa trouxe outros ganhos intelectuais aos educandos -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me

As turmas de 4º e 5º ano da Escola Municipal Ataíde Mendes Batista, em Reserva, sob coordenação do professor Lindomar Rosa, desenvolveram atividades voltadas ao tangram na disciplina de Matemática. O educador contextualizou sobre o jogo, provindo de uma lenda chinesa, e aplicou em sala de aula.

“É importante que eles saibam reconhecer as figuras planas como retângulo, quadrado e triângulos. (A orientação é) contextualizar com os alunos a atividade que irão realizar. Será explicado que eles deverão colorir e recortar as peças do quebra-cabeça do tangram”, aponta o docente.

Lindomar cita que o jogo, além de ser de figuras geométricas, utiliza-se de sete peças na formação de inúmeras figuras, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, concentração, coordenação, organização e orientação espacial na formação dos alunos.

“Ao término das atividades, percebeu-se que os alunos demonstraram um maior interesse em desenvolver as atividades de criação de figuras do seu cotidiano, ganhando mais confiança a cada figura por eles, e que se tornou também uma competição sadia na turma, onde cada um queria criar as suas próprias figuras e melhorando, assim, suas participações e também seus raciocínios lógicos, aprendizagens e interesses em resolução de situação de problemas”, conclui o professor.

Acesse o blog escolar da Escola Ataíde Mendes Batista clicando aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE