PUBLICIDADE

Matemática é ensinada de forma lúdica em Ipiranga

O quinto ano A, da Escola Rural Municipal Indalécio Lemes Galvão, utilizou ferramentas pedagógicas diferenciadas nos estudos envolvendo a tabuada

A atividade envolveu a confecção de um peão, que foi utilizado durante os estudos sobre a tabuada
A atividade envolveu a confecção de um peão, que foi utilizado durante os estudos sobre a tabuada -

João Gabriel Vieira

@Siga-me

Orientados pela professora Debora Monalisa Ribeiro Neves, os alunos realizaram estudos da tabuada com a proposta de confeccionar um item para ajudar no processo, tornando assim o aprendizado muito mais atrativo e eficaz para os alunos.

“Durante a execução da atividade prática, os alunos conseguiram refletir sobre o princípio da multiplicação e a importância de se estudar a tabuada, pois sem o domínio dela o processo de aprendizagem das operações básicas se torna mais lento e desafiador”, conta a educadora.

Para iniciar, a professora entregou CDs velhos, que seriam descartados no lixo reciclável, bolinhas de gude e papel adesivo. Com o auxílio da educadora, os alunos colaram a bolinha de gude em um dos lados do CD, fixando com uma tira de E.V.A e cola quente para não sair durante a utilização.

Após a colagem da bolinha de gude, que será o suporte do pião, os alunos começaram a confeccionar a tabuada do lado debaixo do CD, colando números de papel adesivo com os resultados da tabuada e do lado de cima colaram números de 1 a 10, e no centro dele o número representando a tabuada que estava sendo trabalhada. “Assim que todos confeccionaram seu pião da tabuada os alunos se dividiram em grupos para jogar. Um por vez girava o pião e ao segurar via qual algarismo parou, então ele falava o resultado dessa multiplicação, exemplo 5 x 2 =10, se acertasse o resultado marcava ponto, caso contrário não pontuaria, vencia a rodada o aluno com maior número de acertos”, explicou Debora.

“Confeccionar esse pião foi extremamente importante no processo de aprendizagem dos alunos, pois eles se sentiram desafiados a participar e estudar a tabuada. Com a execução e construção desse jogo os alunos puderam refletir sobre a importância de reciclar materiais que muitas vezes são descartados no lixo e poderiam se transformar em ferramentas de estudos incríveis. Os jogos são elementos maravilhosos em sala de aula, pois além estar colocando os alunos em atividades de grupo, trabalhando com suas emoções e respeitando as diferenças do outro, juntos constroem estratégias e aprendizado de forma divertida, algo simples que para os alunos torna a aula mais dinâmica saindo do tradicional, memorizando a tabuada de forma lúdica onde aprendem brincando”, complementou.

Acesse o blog da Escola Rural Municipal Indalécio Lemes Galvão

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE