PUBLICIDADE

Turma de Palmeira trabalha questões ambientais em sala

O quinto ano A da Escola Municipal do Campo Professor Clotário Santos, desenvolveu pesquisas e debates em sala sobre o consumo mundial de água

Atividade envolveu pesquisas e a elaboração de cartazes
Atividade envolveu pesquisas e a elaboração de cartazes -

João Gabriel Vieira

@Siga-me

Visando trabalhar atividades em alusão ao dia mundial da água, os alunos orientados pela professora Pâmela Thaine Cabral, realizaram atividades práticas e em equipe, tornando mais significativo o momento para as crianças.

No primeiro momento foi realizada uma conversação sobre o assunto, onde a professora apresentou uma pesquisa da estimativa de água consumida no planeta e também como essa água acaba sendo desperdiçada. Foram feitos questionamentos aos alunos sobre a importância da água na vida dos seres vivos, se economizam e quais atitudes podem ser feitas para economizar a água.

Em um segundo momento, os alunos receberam páginas de um mini livro em forma de uma gota de água. Haviam imagens e escritas de algumas situações do nosso dia a dia, onde ocorrem o desperdício de água e também formas de economizar a mesma. Após receberem as imagens, as crianças pintaram o livro e colaram as páginas seguindo a ordem. O material foi exposto em um varal em sala com os mini livros confeccionados por eles.

No terceiro momento as equipes confeccionaram dois cartazes sobre a importância da água. No primeiro cartaz pintaram uma torneira e para representar a água caindo, cada aluno pintou de azul sua mão e carimbou no cartaz. No segundo cartaz, um dos alunos pintou uma gota de água no centro do cartaz e o restante da equipe recebeu imagens do uso consciente da água no dia a dia. “Eles pintaram e ligaram a gota de água ao nosso uso diário, após os cartazes ficaram expostos na sala de aula”, explicou a professora.

“Trabalhar esse tema com os alunos foi muito gratificante, pois os mesmos são questionadores e críticos, então indagar a eles que se não cuidarmos da nossa água pode ocorrer consequências gravíssimas para frente, e que há métodos simples para economizá-la sendo apenas necessário utilizar nossa consciência”, explicou a professora.

Acesse o blog da Escola Municipal do Campo Professor Clotário Santos

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE